Isolamento atual pode levar ao caos e permitir que "aproveitadores" assumam poder, diz Bolsonaro
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta segunda-feira sua intenção de aliviar o isolamento social no país e disse que o atual cenário está destruindo empregos e pode levar ao caos social que permitirá a “aproveitadores chegarem ao poder e não mais sair”.
“Quando a situação vai para o caos, com desemprego em massa, fome, é um terreno fértil para aproveitadores buscarem uma maneira de chegar ao poder e não mais sair dele”, disse Bolsonaro.
Quando perguntado sobre a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estendeu o isolamento social no país para conter a propagação do coronavírus até 30 de abril, Bolsonaro afirmou que não iria discutir essa posição e que o Brasil é um país diferente.
Há menos de uma semana, depois de seu pronunciamento em que pediu às pessoas que voltassem ao trabalho, Bolsonaro se defendeu de críticas dizendo que sua posição estava alinhada com a do presidente norte-americano.
Ao ser questionado sobre dados que mostrariam o aumento do desemprego nessa velocidade que ele afirma e o risco de caos, Bolsonaro não respondeu e disse aos jornalistas que deveriam ir às ruas para falar com as pessoas.
“Você já foi nas ruas, foi buscar relatos de pessoas que estão passando dificuldades?”, perguntou aos jornalistas em frente ao Palácio do Alvorada.
Depois, pela insistência do repórter, disse que tinha levantamentos que mostrariam que a situação já havia chegado “ao limite”, sem dar quaisquer detalhes que embasasse essa afirmação.
“Queira Deus que eu esteja errado, mas eu não vou me furtar da minha responsabilidade para ser bem tratado por vocês”, afirmou.
'Brasil é diferente', diz Bolsonaro ao evitar comentar isolamento nos EUA
O presidente Jair Bolsonaro reagiu a críticas após ter saído às ruas na manhã de domingo, 29, na contramão de recomendações do Ministério da Saúde. "Atiram numa pessoa só. O alvo sou eu. Se o Bolsonaro sair e entrar o (Fernando) Haddad (PT, candidato derrotado por Bolsonaro em 2018) ou outro qualquer, está resolvido o problema. Esta realidade tem que ser mudada", disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada nesta segunda-feira, 30.
O presidente também evitou comentar a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de mudar o rumo no combate à covid-19. Trump estendeu o isolamento social no país norte-americano até o dia 30 de abril. "Eu vou não vou discutir. Brasil é diferente de qualquer outro país", declarou Bolsonaro.
O presidente reforçou que está trabalhando com responsabilidade tanto em relação ao novo coronavírus quanto aos impactos na economia. A apoiadores, ele declarou que é preciso resolver o problema e, com ironia, questionou se seria necessário trocar o presidente da República.
"Parece que o problema é o presidente. É que o presidente tem responsabilidade, tem que decidir. Não é apenas a questão de vida, é a questão da economia também, a questão do emprego. Se o emprego continuar sendo destruído da forma como está sendo, mortes virão outras por outros motivos", declarou, citando depressão e suicídio.
No domingo, Bolsonaro foi às ruas de Brasília um dia após o seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pedir, em reunião tensa noticiada pela colunista do jornal O Estado de S. Paulo Eliane Cantanhêde, que o presidente não menosprezasse a gravidade da pandemia em suas manifestações públicas. A ida de Bolsonaro a comércios da capital causou aglomerações de pessoas que queriam tirar selfies com o presidente.
"O que eu tenho conversado com o povo: eles querem trabalhar. É o que eu tenho falado desde o começo. Vamos tomar cuidado, a partir dos 65 fica em casa...", disse o presidente.
Partidos de esquerda querem acionar Bolsonaro na Justiça por passeio em meio à pandemia
Nove partidos, em sua maioria siglas de esquerda, emitiram uma nota conjunta criticando o passeio do presidente Jair Bolsonaro pelas ruas de Brasília neste domingo, 29. Ele cumprimentou comerciantes e se posicionou contra o isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a pandemia de coronavírus.
"Estamos estudando medidas judiciais cabíveis contra a atitude do Presidente da República, no intuito de salvaguardar vidas em nossa cidade, bem como mobilizando-nos em diversas ações de natureza política", diz a nota assinada por PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PCB, PV, Rede e Unidade Popular. Também assinam os grupos Consulta Popular e PRC.
"O DF é, hoje, a terceira Unidade da Federação com o maior registro de casos. Assim, essa apologia ao descumprimento de orientações sanitárias pode fazer com que os números cresçam em nossa cidade e que cheguemos ao completo colapso do sistema de saúde", dizem os partidos. "O discurso criminoso e irresponsável do presidente custará vidas, principalmente dos mais pobres, vulneráveis e moradores das periferias.
Leia na íntegra da nota:
"Nós, partidos políticos que subscrevemos esta nota, vimos a público para repudiar a atitude do Presidente da República Jair Bolsonaro de ter feito visitas a feiras populares e comércios do Distrito Federal, incentivado a população a descumprir as medidas sanitárias decretadas localmente, orientadas pelo seu próprio Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Presidente da República insiste em ir na contramão de todas as ações que têm sido tomadas por chefes de Estado de todo o mundo no enfrentamento à pandemia do COVID-19. O DF é, hoje, a terceira Unidade da Federação com o maior registro de casos. Assim, essa apologia ao descumprimento de orientações sanitárias pode fazer com que os números cresçam em nossa cidade e que cheguemos ao completo colapso do sistema de saúde. O discurso criminoso e irresponsável do presidente custará vidas, principalmente dos mais pobres, vulneráveis e moradores das periferias.
É preciso frisar que não há dicotomia entre saúde e economia. Os países que melhor enfrentaram até o momento a crise do COVID-19 adotaram medidas de isolamento social, aumento no número de UTIs e realização de testes massivos em sua população, e o Estado atuou de forma a garantir o emprego e a renda das pessoas.
Por isso, estamos estudando medidas judiciais cabíveis contra a atitude do Presidente da República, no intuito de salvaguardar vidas em nossa cidade, bem como mobilizando-nos em diversas ações de natureza política. Momentos como o que estamos vivendo no Brasil, e em especial no Distrito Federal, materializam e reforçam ainda mais os elos de união das forças progressistas na defesa da vida e de uma sociedade livre, justa e solidária", diz o texto.
Assinam a nota:
- Consulta Popular*
- PCB
- PCdoB
- PDT
- PRC*
- PSB
- PSOL
- PT
- PV
- Rede Sustentabilidade
- Unidade Popular
* Não são partidos com registro no TSE
4 comentários
Governo eleva projeção de alta do PIB em 2024 para 3,3% e vê inflação próxima ao teto da meta
Dólar tem leve baixa ante o real com mercado à espera de pacote fiscal
Mercado eleva projeção para Selic em 2025 a 12,00% e vê inflação mais alta, mostra Focus
Agricultores franceses voltam às ruas à medida que negociações com Mercosul alimentam descontentamento
Kremlin diz que decisão dos EUA sobre ataques de longo alcance aumentará tensão
Argentina anuncia fim de impostos sobre produtos comprados no exterior
Isaias Instrumentação Sumaré - SP
Que o Bolsonaro é incompetente todos sabíamos, veja suas realizações em mais de 60 anos de idade...veja sua vida familiar... 3 casamentos... baderna no Exercito Brasileiro... convidado a se retirar de lá por ato terrorista... indisciplina... o que fez ele ganhar as eleições foi o Deep State que vigora ( poder financeiro, mídia, interesses geopolíticos externos)....culpar a esquerda, senado, STF, coronavírus....ou é má fé ou ignorância para contentar a ralé que apóia isso que esta aí.
Veja: nosso sistema de governo é composto por Executivo, Legislativo e Judiciário. Não tem um poder maior que o outro. De modo algum defendo que está bom. Tem que ser mudado...já não nos representa e nem consegue governar do modo que é necessário. Posto isto: qual é uma melhor solução ????...que governe para as pessoas e não pro "deus" dinheiro???....a pessoa gera a riqueza..não é a riqueza que por si própria gera alguma coisa??!!!!... atrás de qualquer empreendimento tem um ser humano..Antonio Nascimento campo mourão - PR
Esse virus é comunista SIM!!!, foi produzido em laboratorio com rejeição de toda comunidade cientifica como demostrado em reportagem italiana de 2015..., em dezembro deste ano ja tinha mostrado a cara de Londres à Russia ..., a China omitiu a desgraça, e nós ficamos brasileiros, fomos para o carnaval, feiras etc . vejam o que governadores querem, é so aumento de impostos, inclusive com ameça à Lei Kandir no bolo. Se essa ópera bufa se concretizar (governadores, maia , supremo etc) as ruas, avenidas , rodovias, verão que estaremos todos unidos O povo brasileiro em peso. O resto será consequencia!
Bolsonaro perdeu a oportunidade de sair dessa crise como "o cara" se de fato a enfrentasse de frente e não optasse pela solução mais simplista e covarde que é propor assinar decreto liberando atividades.
A receita básica para essa crise, que é o que todos os países estão fazendo, é resguardar seu povo financeiramente até um melhor diagnóstico da disseminação.
Nisso o presidente deveria estar focando, garantir a sobrevivência emergencial dos mais pobres e dos empreendedores hoje é um investimento para o futuro. As ações na área econômica ainda são lentas e tímidas.
estão que cobrem os do governo um melhor resguardo de nossas empresas até um melhor diagnóstico da disseminação da doença. Dinheiro de onde tirar é o que não falta. Falta pulso firme de quem manda. É triste ver que parte de nosso setor produtivo caiu de cabeça na bolha bolsonarista, não tendo sequer atitude para cobrar desse governo medidas mais efetivas.
Tiago, vc deve assistir uma Live do ministro Paulo Guedes e o pessoal da XP....vai tirar várias dúvidas e ver realmente o está sendo feito....
O que a esquerda não suporta é a perda do poder de interferir na economia e na vida das pessoas...
https://www.mises.org.br/article/3228/a-economia-brasileira-esta-crescendo-mais-do-que-o-pib-reportado
Também sigo o canal do Fenando Ulrich e bem melhor ainda ... do Peter Schiff... O Ulrich é um bom analista do setor de finanças... e paremos aqui. Pois de geopolítica.....não é sua praia....e administração, gestão pública, não está fechado em um campo restrito quanto mercado financeiro. Assim como uma empresa não tem somente setor de compras. Tem o jurídico, o financeiro, RH, vendas, marketing, engenharia, design e por aí vai.
Voltando: a escola Austríaca é nova... nasceu ontem.... seu pensamento ajuda bastante... mas de modo algum é a cereja do bolo. O keysenianismo tampouco é a solução para tudo. Mas todas essas correntes somadas aqui e acolá podem ser usados para o bem de todos. E quando todos estão desenvolvendo ....o estado e cada um de nós estaremos melhor.
Aloísio Brito Unaí - MG
Mude o disco, oposição ordinária. Vocês nunca fizeram nada para o bem da Nação. Em 15 anos fizeram o quê pelo País?! Sempre se aproveitam de mediocridade e sensacionalismo para tentarem prejudicar o Governo. São oposição por mera ignorância, não por qualidade de administração pública. São uns fracassados! As pessoas sensatas e esclarecidas estão cansados de vocês. Mudem o discurso! Vocês não prestam pra nada. O único plano de vocês é roubar para manter a corja de vocês todos no poder e com mordomias que nunca conseguiram conquistar com honestidade, aí precisam do poder público para serem alguém na vida. Vocês são uns doentes e mentirosos !
Acho que as Forças Armadas estão demorando demais...
Parabéns Sr. Aloísio...
Exatamente Aloísio! Muito bem colocado.
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Eu votei em Jair Bolsonaro, o Mourao veio de brinde..., apoio integralmente a atitude do pres. Bolsonaro, o povo quer trabalhar, precisa trabalhar. A vida continua, e é cheia de desafios alem da praga (virus) chinesa. Esses partidos de esquerda, todos juntos nao são nada, todos roubaram juntos, são socios. O ministro Mandetta não terá vida propria no governo, que seja demitido se assim for preciso, o povo confia em Jair Bolsonaro, com exceçao lógico da oposiçao de esquerda e do centrao!! Siga em frente, lidere os trabalhadores, faça o decreto libertador, o povo está ao seu lado!!
A pandemia do coronavírus é seria; mas muito mais seria é a pandemia da miseria e desemprego, com empresas indo à falencia...
Todos sabemos o rombo que vai ter na economia, o que não sabemos é o rombo que esse virus fará na saude... por isso é melhor não substimar o que não se sabe. Compartilho 100% as decisões dos ministros, já Bolsonaro, na minha opinião, está desalinhado com a realidade. a unica coisa que acho que a paraliSação deveria ser feito por micro regiões, conforme tivesse um aumento de casos ... sabemos que em um aumento muito ligeiro, tem a necessidade de paraliSação parcial da população.
Tiago, acho que tua tetinha esta secando. Penso que é dificil o desmame de um terneiro mamão.
Prezado Anderson, a ideia, após um melhor diagnóstico da expansão da doença, o que deve ocorrer até o meio de abril, é verificar os epicentros e começar a liberar atividades em locais em que não se verificou grande expansão. Mas antes desse período se quebrarmos o isolamento poderemos transformar áreas em que poderiam estar livres em focos da epidemia tbm. Por isso, até pela ótica econômica uma volta quase que a toque de caixa poderia ser danoso inclusive para economia.
Não Idemar, para mim seria muito mais interessante voltar, tenho condições de resguardar meus pais tranquilamente e para boa parte da minha familia tios e avós que estão na roça na lida diária, mas de certo modo menos expostos, também ta sossegado. Eu acho que você deve saber onde o bicho pega...um pouco de empatia meu caro.