Cepea: agronegócio do País exportou mais em volume em 2019; renda em dólar caiu

Publicado em 04/03/2020 11:32

LOGO estadao

O agronegócio brasileiro exportou 6% mais em quantidade em 2019 em relação ao ano anterior. No entanto, a queda superior a 8% nos preços médios derrubou o faturamento em dólar do setor, que caiu mais de 4%. Esses dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em relatório.

Segundo o Cepea, milho, algodão em pluma, café e carnes foram as commodities agrícolas que mais contribuíram para a evolução dos embarques no ano passado. Além disso, as vendas para a China continuaram em alta. "A participação chinesa nas exportações totais do setor ficou em 32%, e a soja em grão continua sendo o produto mais importante da relação comercial entre os dois países", menciona o centro de estudos. "Além disso, o setor de pecuária se beneficiou da ocorrência da peste suína africana (PSA) no país asiático, uma vez que os chineses incrementaram as compras de carnes bovina, suína e de aves do Brasil."

Mesmo assim, a participação da China caiu um pouco em 2019 frente ao ano anterior. Por outro lado, destinos como zona do euro, Estados Unidos, Japão e Irã aumentaram a participação na pauta das vendas externas dos produtos do agronegócio brasileiro. Hong Kong e Coreia do Sul também se destacaram como importantes parceiros comerciais do Brasil ao longo do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário