ANP anuncia mistura de 12% de biodiesel no diesel a partir de domingo

Publicado em 28/02/2020 22:00

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) homologou os resultados do 71º Leilão de Biodiesel nesta sexta-feira, em passo que oficializa a exigência de mistura de 12% de biodiesel no diesel comercial que começa a chegar aos postos a partir de domingo, afirmou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Até então, o diesel comercial tinha uma mistura de 11% de biodiesel.

Durante a maior parte de 2019, o mix do combustível renovável no fóssil do Brasil foi de 10%, com o aumento de 1 ponto precentual ocorrendo a partir de setembro.

"O resultado do L71 (71º Leilão de Biodiesel) é um passo importante que confirma a segurança do cronograma de aumento da mistura do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que gradativamente a mistura de biodiesel atinja os 15% até 2023", disse em nota o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

A expectativa, segundo a associação, é de entrega superior a 1,1 milhão de metros cúbicos de biodiesel para as distribuidoras ao longo de março e abril, totalizando cerca de 3,4 bilhões de reais negociados.

A Abiove ressaltou que previsão é que a produção de biodiesel em 2020 atinja 6,9 milhões de metros cúbicos, incremento de cerca de 17% em relação a 2019, o que deve gerar uma movimentação financeira da ordem de 20 bilhões de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Silva

    Mais lixo no combustível para ajudar os latifundiários amigos. Mas o preço nunca diminui.

    36
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O programa do biodiesel foi implantado com a intençao de ajudar a agricultura familiar... A gente acaba perdendo tempo com esses esquerdistas covardes que de medo nao informam o paradeiro deles...

      6
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "Vixi"!... Esse rapaz deve estar com a "Sindrome do Lula" ... ... Nos governos petistas, quanto de dinheiro público foi canalizado para as cooperativas de agricultores familiares QUE ERAM ADMINISTRADAS POR PESSOAS LIGADAS UMBILICALMENTE AO MST. ... Inclusive num evento onde Lula, junto com o Requião (era governador do Paraná, na época), mostravam como o óleo de mamona era superior. Daí os governos federal e estaduais iam promover um programa para o plantio e construções de mini-usinas de óleo de mamona para misturar no óleo diesel. ... Como tudo que foi lançado pelo petismo, naufragou antes de navegar. E qual foi a saída? ... Os agricultores familiares recebiam o financiamento para a produção de soja. Na hora da comercialização, entregavam a soja nas empresas ou cooperativas e recebiam do governo um "subsidio" (acréscimo do valor de mercado). ... Independente se esse soja fosse para a industria de oleo ou exportação...

      Era (é) mais uma arapuca governamental para enriquecer os companheiros.... ... Aí o rapaz escreve que é para ajudar os latifundiários. ... Sr. Gilberto, a safra de soja brasileira gira em torno de 200 MM TON. O Brasil exporta mais de 100 MM TON. Ou seja mais de 50% da produção. Ao mesmo tempo importa alguns navios de óleo diesel/mês. Se produzir biodiesel de soja para diminuir a importação de diesel estará ajudando os latifundiários!!!??? ... ... VÀ NUM "OCULISTA" !!!

      5
    • Gilberto Silva

      espere pra ver...

      22
    • Ari Pedro Diel

      Rapaz...tu não estás lúcido...

      2