Acordo do Brexit é possível em outubro, diz Irlanda após reunião "positiva" com Johnson

Publicado em 10/10/2019 16:06

LOGO REUTERS

Por Elizabeth Piper e Peter Powell

THORNTON MANOR, Inglaterra (Reuters) - Um acordo para a separação britânica da União Europeia pode ser firmado até o final de outubro para permitir que o Reino Unido saia do bloco de forma organizada, disse o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, depois do que descreveu como uma reunião muito positiva com seu colega britânico, Boris Johnson.

Faltando só três semanas para o Reino Unido romper com o maior bloco comercial do mundo, ainda não está claro em que termos o país o fará ou mesmo se o fará de fato.

Johnson se reuniu com Varadkar em Thornton Manor, em Cheshire, nesta quinta-feira, uma última tentativa de salvar um acordo e evitar uma ruptura amarga no dia 31 de outubro ou um novo adiamento.

"Tive uma reunião muito boa com o primeiro-ministro... muito positiva e muito promissora", disse Varadkar a repórteres irlandeses. "Realmente vejo um caminho para um acordo nas próximas semanas."

"Acho que é possível chegarmos a um acordo, acertar um tratado, permitir que o Reino Unido saia da UE de uma maneira ordeira e fazê-lo até o final de outubro, mas existem... muitas coisas que não estão sob o meu controle", disse.

Em um comunicado conjunto, os dois líderes disseram que "conseguem enxergar um caminho para um possível acordo". Johnson não fez nenhum comentário adicional. A libra esterlina subiu 1,4% e chegou a 1,2382 dólar.

A Irlanda detém a chave de qualquer pacto. O país terá que consentir com qualquer solução para o maior de todos os enigmas do Brexit: como evitar que a província britânica da Irlanda do Norte se torne uma porta dos fundos para os mercados da UE sem ter controles na fronteira.

(Reportagem adicional de William James)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário