Vale recua quase 5% para mínima em um mês com receios sobre economia, comércio global

Publicado em 02/10/2019 15:36

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Vale desabavam quase 5% na tarde desta quarta-feira, tocando mínima intradia em cerca de um mês, em meio ao ambiente externo desfavorável, com preocupações sobre o ritmo de crescimento global e o efeito de uma desaceleração mais forte da atividade na demanda por commodities.

Por volta das 15:00, os papéis da mineradora caíam 4,82%, a 45,41 reais, tendo tocado 45,31 reais no pior momento da sessão, liderando as perdas do Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, que caía 2,9%.

No ano, as ações da Vale acumulam desvalorização de cerca de 11%, enquanto o Ibovespa sobe quase 15%.

O desempenho das ações da Vale seguia as perdas fortes já registradas por papéis de mineradoras na Europa --Rio Tinto fechou em queda de 4,65% e BHP caiu 4% na bolsa de Londres nesta sessão. O índice europeu de ações de empresas de recursos básicos, entre elas mineradoras, caiu 3,22%.

Também no radar está o risco de um novo embate comercial transatlântico, desta vez entre Estados Unidos e União Europeia, após a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizar os EUA a imporem tarifas sobre 7,5 bilhões de dólares em produtos europeus, em disputa envolvendo subsídios à Airbus.

Investidores ainda se mostram receosos com as negociações tarifárias entre EUA e China, que têm adicionado volatilidade aos mercados globais e endossado preocupações com uma desaceleração profunda da economia mundial, com dados de ambos os países já mostrando sinais de impacto da disputa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário