Senado retomará votação de destaques à reforma da Previdência nesta quarta, diz Bezerra

Publicado em 02/10/2019 12:56

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - Após reunião com senadores, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que a votação dos destaques à reforma da Previdência será retomada nesta quarta-feira.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), havia marcado a sessão para os senadores continuarem a votação de destaques, interrompida na madrugada, para 11h, mas até 12h30, a reforma da Previdência ainda não tinha sido retomada.

Bezerra se reuniu com senadores nesta manhã para, segundo uma fonte, avaliar os riscos e as garantias de se retomar a votação dos destaques nesta quarta, após o governo sofrer uma derrota no último destaque votado no fim da noite de terça, sobre o abono salarial.

Dois pontos pesavam e forçaram os senadores a uma reavaliação sobre a viabilidade de seguir a votação da reforma nesta quarta, informou uma fonte.

Um deles diz respeito a um desconforto do Senado em relação à forma como a Câmara tem conduzido as medidas do pacto federativo, em especial à proposta da cessão onerosa.

Uma segunda variável tem a ver com o próprio líder do governo na Casa. Bezerra já vinha cantando a pedra de que poderia haver problemas, principalmente com o destaque sobre o abono salarial, mas novas derrotas em plenário poderiam desgastá-lo, justamente em um momento de suspense sobre sua permanência no cargo. O senador colocou o cargo à disposição após uma operação da Polícia Federal em seu gabinete e Casa, considerada por ele um “excesso”.

O Senado aprovou na véspera texto principal da proposta e analisou destaques, impondo uma derrota ao governo ao aprovar emenda que rejeita as novas regras para o abono salarial, com impacto de mais de 76 bilhões de reais na economia pretendida pelo governo em dez anos.

Restaram ainda outras seis destaques para análise à parte, em sessão convocada para às 11h desta quarta. A sessão foi reaberta, mas, às 12h50, a análise dos destaques ainda não tinha sido retomada.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário