Brasil exporta 25 por cento mais petróleo em 2017, aponta Secex
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil exportou em 2017 cerca de 51,96 milhões de toneladas de petróleo, alta de quase 25 por cento na comparação com 2016, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Especificamente em dezembro, as exportações do país cresceram 15 por cento na comparação anual, para 3,03 milhões de toneladas, após marcar o pior mês do ano em novembro, com 2,53 milhões de toneladas.
Além da Petrobras, estão entre os principais produtores do Brasil a anglo-holandesa Shell, a portuguesa Petrogal, da Galp, e a sino-espanhola Repsol Sinopec.
FERRO
As exportações de minério de ferro do Brasil totalizaram 383,54 milhões de toneladas em 2017, alta de 2,5 por cento sobre 2016.
Somente no mês de dezembro foram embarcadas 32,77 milhões de toneladas, queda ante as 35,12 milhões de toneladas de igual mês de 2016.
O Brasil é um dos principais players globais do setor de minério de ferro, tendo a Vale como maior exportadora do mundo.
(Por José Roberto Gomes)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado