Opep tem taxa de conformidade com corte de produção de 86%, diz chefe da IEA
SEUL (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem uma taxa de conformidade com o compromisso de corte de produção de cerca de 86 por cento, disse Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), nesta terça-feira.
"A conformidade deles é de cerca de 86 por cento, maior do que no passado... se eles continuarão ou não com este plano em novembro, depende deles", disse Birol à Reuters, nos bastidores do World Knowledge Forum, em Seul.
"Se o fizerem, podemos ver, em algum momento do próximo ano, um reequilíbrio dos mercados, já que ainda vemos uma quantidade significativa de estoques nos mercados, que é maior do que as médias históricas."
A Opep e outros produtores, incluindo a Rússia, concordaram em cortar sua produção em cerca de 1,8 milhão de barris por dia até março do próximo ano para drenar um excesso de oferta global e impulsionar os preços.
Perguntado sobre o conflito no Iraque entre o governo e os curdos separatistas e a decisão dos Estados Unidos de não certificar o acordo nuclear com o Irã, Birol disse que é prematuro avaliar o impacto desses riscos geopolíticos nos mercados de petróleo.
"É muito cedo para dizer como esses desenvolvimentos geopolíticos continuarão e quanto eles terão um impacto nos preços do petróleo", disse Birol.
(Por Jane Chung)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado