Opep tem taxa de conformidade com corte de produção de 86%, diz chefe da IEA

Publicado em 17/10/2017 10:13

LOGO REUTERS

SEUL (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem uma taxa de conformidade com o compromisso de corte de produção de cerca de 86 por cento, disse Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), nesta terça-feira.

"A conformidade deles é de cerca de 86 por cento, maior do que no passado... se eles continuarão ou não com este plano em novembro, depende deles", disse Birol à Reuters, nos bastidores do World Knowledge Forum, em Seul.

"Se o fizerem, podemos ver, em algum momento do próximo ano, um reequilíbrio dos mercados, já que ainda vemos uma quantidade significativa de estoques nos mercados, que é maior do que as médias históricas."

A Opep e outros produtores, incluindo a Rússia, concordaram em cortar sua produção em cerca de 1,8 milhão de barris por dia até março do próximo ano para drenar um excesso de oferta global e impulsionar os preços.

Perguntado sobre o conflito no Iraque entre o governo e os curdos separatistas e a decisão dos Estados Unidos de não certificar o acordo nuclear com o Irã, Birol disse que é prematuro avaliar o impacto desses riscos geopolíticos nos mercados de petróleo.

"É muito cedo para dizer como esses desenvolvimentos geopolíticos continuarão e quanto eles terão um impacto nos preços do petróleo", disse Birol.

(Por Jane Chung)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário