Reunião do conselho foi convocada 2 dias antes, diz JBS
SÃO PAULO (Reuters) - A JBS afirmou nesta segunda-feira que a reunião do conselho de administração ocorrida na noite do último sábado e que elegeu um novo presidente-executivo para a processadora de carne foi convocada dois dias antes.
Na reunião, o conselho da empresa elegeu José Batista Sobrinho como novo presidente-executivo no lugar do filho Wesley Batista, que está preso.
"Na quinta-feira (14 de setembro) foi convocada reunião do conselho de administração para o dia 16", diz trecho do comunicado. "A presença da totalidade dos membros do conselho tornaria dispensável até mesmo a convocação prévia."
A manifestação da companhia ocorre após o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, ter dito que vai acionar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a legalidade da reunião de sábado, que ele chamou de "malandragem".
O BNDES, que detém 21,3 por cento da JBS por meio do braço de participações BNDESPar, tem defendido a destituição da família do comando da empresa.
Na reunião de sábado, no entanto, Sobrinho foi eleito por unanimidade pelos membros do conselho, inclusive pelos dois representantes do BNDESPar.
Rabello de Castro disse que o banco de fomento vai indicar ainda nesta segunda-feira dois novos representantes para o colegiado da JBS, sendo que um deles é Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat Chrysler para a América Latina.
(Por Aluisio Alves)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado