Cassação lançaria o país em quadro de incógnita, afirma Gilmar Mendes
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes sai em defesa da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, na semana passada, absolveu Dilma Rousseff e Michel Temer da acusação de abuso de poder econômico, mantendo o atual presidente no cargo.
Presidente da corte eleitoral, Mendes afirma que o papel dos juízes é "muitas vezes decidir de forma contramajoritária e desagradar tanto a chamada 'vox populi' quanto a voz da mídia".
Caso contrário, diz, seria melhor acabar com a Justiça "e criar um sistema 'Big Brother'" para ouvir o povo e a imprensa. Leia a seguir os principais trechos da entrevista:
O TSE está sofrendo críticas porque teria tomado uma decisão eminentemente política. O tribunal desprezou provas?
Gilmar Mendes - Não se tratou de nada disso. O debate se cingiu à discussão sobre o que foi pedido na inicial [da ação do PSDB contra a chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer por ter supostamente recebido, em 2014, dinheiro de propina da Petrobras].
A maioria do tribunal entendeu que o relator, Herman Benjamin, que fez um belíssimo trabalho, teria extrapolado, ido além do próprio pedido feito pelo PSDB.
A Constituição prevê prazo de 15 dias a partir da eleição para a impugnação de um mandato. Se houver o alargamento dos fundamentos à disposição do relator, estaremos burlando esse prazo.
E por que há prazo estrito? Porque há o valor do mandato, conferido pelo povo.
Não se pode banalizar a intervenção judicial.
Para o leigo é difícil entender: só porque o dinheiro ilegal destinado à campanha não tinha origem na Petrobras, mas em outros negócios, vamos desprezar provas?
Esta é a questão técnica que se coloca. E por isso esse tema não é entregue a leigos.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
3 comentários
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
Telmo Heinen Formosa - GO
Enquanto a Operação "Lava Jato" e em outras similares não forem presos ou chamados para depor os Auditores Internos das empresas bem como os Gerentes de Banco que autorizaram saques milionários de dinheiro em espécie para pagamentos aparentemente injustificáveis, o Ministério Público Federal não será digno da plena credibilidade por parte do cidadão brasileiro. Por isto eu não apoiei aquele projeto (abaixo assinado) das tais 10 Medidas propostas para acabar com a corrupção no Brasil. Trata-se de um projeto falacioso. Também não vejo nenhum destes "Comentaristas Econômicos de Araque" questionarem qualquer empresa envolvida ou não em todos estes escândalos sobre a detecção ou não, registro em relatórios e que exigissem algum aprofundamento nas investigações.
Pois então, não me venham com "chorumelas" com o propósito de emburrecer para imbecilizar ainda mais os ignóbeis brasileiros...Telmo assino embaixo seu comentario...tenho feito neste espaço algumas perguntas...onde estava o TSE que não via o quanto gastavam!!!! onde estavam os procuradores do MPF!!!! onde estava o judiciario brasileiro!!!!onde estava a policia federal !!!! ninguém via os roubos..as falcatruas...hoje vi um comentario da presidente do supremo...ah não pode vasculhar o passadp do fachin...pergunto porque não!!!! porque é do supremo...pergunto mais todos são iguais perante lei!!!! ou é mentira...vasculhar o passado é aacusar alguém..ora quem não deve não teme...mas so porque e do supremo nao pode...este é o BRASIL de BRASILIA... onde todos se agarram as tetas para manter status e previlegios..e fora de BRASILIA que se virem os trouxas trabalhadores para pagar estes que nada fazem..mais um exemplo a poucos dias a grobo notociou a pena de MALUF depois de 20 anos...e fizeram um auÊEEE...só que pela idade do homi prescreveu...em CARMEN LUCIA eu teria vergonha....
Os comentaristas econômicos não falam nada porque sabem que seus salários vem da corrupção, assim como grande parte dos jornalistas também...
É a República tupiniquim , onde o fisiologismo reina, o poder judiciário e o legislativo um prestando favor ao outro , e assim tirando proveito das melhores benesses...VERGONHA !!!!
Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP
Cassação lançaria o país em quadro de incógnita, afirma Gilmar Mendes!!!
Pergunto em mi extremada ingenuidade ou curta capacidade de entendimento!!! Por acaso um juiz julga por las leis , ou por o que pensa que pode acontecer quando da o seu veredito?? Se basa na Constituição poliltica do Estadfo ou nas suas ideologias politico economicas ?? Que classe de juizes temos no STF-STE-STJ?? o sr Gilmar e juiz do supremo ou analista politico? Esse senhor e outra piada de mal gosto!! Viva a BANANOLANDIA!! Infelizmente somos um pais onde o prato principal das nossas entidades sempre terminam em , em , em ????? Acertou !!PIZZZZZZZZAAAAAAAAAAAAAl!!! Somos aos olhos da Nacoes de verdade uma GRANDE PIADA!! Que pena!!Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
Brasileiros..sejamos no mínimo um pouco práticos e saibamos que quanto antes resolvermos os problemas do ajuste fiscal(independente de quem os faça...)a CONTA que vamos ter que pagar é a MENOR POSSIVEL..vejamos:
a) se tivessem cassado a chapa..o presidente da câmara assume e em 30 dias via eleição indireta se escolhe novo presidente..( quem seria!!!! provavelmente alguum político acostumado as práticas da roubalheira...)até que monta equipe e a coisa volta funcionar vai a metade do ano que vem..mas a incerteza da economia aumentaria neste período e a CONTA QUEM PAGA...não é a globo..nem fachim..nem JBS..nem PSOL..nem PC do B...somos NÒS...em outubro do ano que vem tem eleições..e aí sim poderemos mudar pelo voto..mas duvido que mudemos..pois o brasileiro é igual a boiada..vai atras sem saber discernir..entre o competente e enrolão e safado.. Se deixarmos o atual presidente trabalhar ele fará as reformas(não sou pago a defender Temer..e nem o acho excepcional..mas tem a vontade de ajustar..)e quanto antes a FIZER..menor será a conta que estamos pagando e iremos PAGAR...inflação era de mais de 10..È MENOR de 4...PIB negativo a mais de 2 anos..pelo menos passamos um trimestre no azul..pode dar repique até pode mas com ajuste vai em definitivo ao AZUL..desemprego sem ajuste vai a 14 milhoes..15 milhoes..já estamos empatados e levemente o emprego mensal sendo maior que o desemprego..e por aí vai..ladrão por ladrão que fique quem tem vontade de fazer e FAZER O QUE É CERTO...deixemos de ser trouxas da globo..de psol..de artistas que fazem cocô nas praias cariocas e reclamam de produtor rural..de judiciario que nunca viu roubo nenhum mas é mais corrupto que outros poderes..ora decidem a favor de quem indicou...isto está claro..a lei vale pra quem...pros HONESTOS e POVO EM GERAL..por isto nestas horas é melhor ser prático que CHIITA de qualquer lado..direita ou esquerda...pois nem a direita nem a esquerda pagará a CONTA..e sim NÒS CONTRIBUINTES..deixemos de ser massa de manobra...te pergunto!!!! como votariam rosa veber E O BENJAMIM SE A DILMA ESTIVESSE NO MANDATO!!!!!!ORA SANTO SO NA IGREJA..ALIAS AQUELE BISPO DE BLUMENAU DEFENSOR DO LULA DEVIA EXPLICAR O PADRE PEDÓFILO DE SUA REGIÃO.....FAÇAM O QUE EU DIGO MAS NAO FAÇAM O QUE EU FAÇO...EU QUERO UMA CONTA MENOR NÃO IMPORTA A MOSCA ONDE TENHA COMIDO..SE DO MONTE x OU y ou z...mais pessoas precisavam entender isso o que voce colocou é a pura realidade
Luiz Carlos..tem louco e baloteiro pra tudo..aliás o termo BALOTEIRO aprendi com o Sr Dorvalino MInozo..sua esposa é viva e mora em sua cidade..dona Nair..baloteiro quer dizer atochador,,,mentiroso..