Relator libera processo sobre chapa Dilma-Temer para pauta do TSE
SÃO PAULO (Reuters) - O ministro Herman Benjamin, relator no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do processo que pode resultar na cassação da chapa que venceu a eleição presidencial de 2014, liberou o caso para a pauta da corte e agora caberá ao presidente do TSE, Gilmar Mendes, decidir quando a ação será julgada, informou o tribunal nesta segunda-feira.
Segundo a assessoria de imprensa do TSE, Mendes está em viagem e só retornará na próxima semana.
Benjamin relata a ação movida pelo PSDB contra a chapa encabeçada pela petista Dilma Rousseff e que tinha o atual presidente Michel Temer como vice. Os tucanos apontam abuso de poder político e econômico da chapa no processo que pode tirar Temer do cargo.
A defesa do presidente tenta que o TSE separe a chapa, o que poderia permitir que apenas Dilma fosse cassada e Temer seguisse na Presidência. A tese da divisão da chapa, no entanto, não tem respaldo na jurisprudência do tribunal, de acordo com a maioria dos especialistas em Direito Eleitoral ouvidos pela Reuters. [nL2N1GM1SZ]
Há a possibilidade de os ministros do TSE cassarem a chapa mas aplicarem a punição de inelegibilidade por oito anos somente a Dilma, removendo Temer da Presidência, mas mantendo-o com os direitos políticos intactos.
Caso Temer seja cassado por decisão do TSE, a escolha de um novo presidente deverá ser feita em eleição indireta, realizada pelo Congresso Nacional.
(Reportagem de Eduardo Simões)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros