Dólar sobe frente ao real em março e interrompe três meses seguidos de queda
Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou a sexta-feira em baixa, num movimento de correção após ter encostado em 3,18 reais no dia, mas encerrou março com alta acumulada, interrompendo três meses consecutivos de perdas.
O dólar recuou 0,41 por cento, a 3,1311 reais na venda, depois de marcar a máxima de 3,1792 reais no dia. O dólar futuro tinha queda de 0,60 por cento no final da tarde.
Na semana, a moeda norte-americana acumulou alta de 0,73 por cento e fechou março com valorização de 0,57 por cento. Foi a primeira alta mensal desde o ganho de 6,18 por cento em novembro de 2016.
No primeiro trimestre, no entanto, o dólar acumulou queda de 3,65 por cento frente ao real.
"O pregão hoje foi bastante técnico, com volume forte e muito focado na formação da Ptax", afirmou o superintendente da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva.
Durante a manhã, os investidores que defendiam uma Ptax mais alta compraram moeda norte-americana e a levaram a superar 1 por cento de ganhos. A trajetória se inverteu após a tomada de preços para a taxa, no começo da tarde. A Ptax uma taxa do BC utilizada em diversos contratos cambiais.
Segundo operadores, o leilão de venda de dólares com compromisso de recompra feito pelo Banco Central evitou maiores baixas do dólar nesta sessão. Dos até 2 bilhões de dólares ofertados, o BC vendeu efetivamente apenas 550 milhões de dólares para rolagem de parte dos 4,4 bilhões de dólares vencem em abril.
"Além disso, o BC também vai deixar vencer boa parte do swap cambial, e tudo isso conteve o movimento de queda, juntamente com a cautela para os dados norte-americanos da próxima semana", emendou Silva, referindo-se aos swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- de abril, que o BC rolou cerca da metade. Em maio, vencem cerca de 6,4 bilhões de dólares em swaps.
Para abril, o mercado trabalha com volatilidade um pouco maior no mercado de câmbio, à medida que vai chegando mais perto a votação da reforma da Previdência no Congresso Nacional.
0 comentário
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
Minério de ferro cai com sentimento de aversão a risco, mas deve ter ganho semanal
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente