Boletim Focus: Mercado financeiro prevê encolhimento menor do PIB neste ano
Os analistas das instituições financeiras passaram a estimar um "encolhimento" menor do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, informou o Banco Central nesta segunda-feira (1) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas na semana passada.
De acordo com o levantamento, o mercado melhorou a estimativa para o nível de atividade neste ano de uma contração de 3,27% para uma queda menor, de 3,24%.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.
Com a previsão de um novo "encolhimento" do PIB neste ano, essa também será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de queda no nível de atividade da economia – a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948. No ano passado, o recuo foi de 3,8%, o maior em 25 anos.
Para o comportamento do Produto Interno Bruto em 2017, os economistas das instituições financeiras mantiveram sua previsão de uma alta de 1,1%, informou o BC.
Veja a notícia na íntegra no site do G1
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado