Ex-ministro do TSE Torquato Jardim será novo ministro da Transparência
BRASÍLIA (Reuters) - O jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Torquato Jardim foi escolhido pelo presidente interino Michel Temer para ser o novo ministro da Transparência, Fiscalização e Controle no lugar de Fabiano Silveira, informou o Palácio do Planalto nesta quarta-feira.
Silveira deixou o cargo esta semana depois do vazamento de declarações dele criticando a operação Lava Jato, o que levou a uma intensa pressão de funcionários da pasta que disseram se recusar a trabalhar sob seu comando.[nL1N18S005]
É a segunda troca no primeiro escalão do governo Temer devido a gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado no âmbito de um acordo de delação premiada com as autoridades da Lava Jato.
Na semana passada, o senador Romero Jucá deixou o Ministério do Planejamento também devido à divulgação de conversa sobre a Lava Jato.
Torquato Jardim vai tomar posse na quinta-feira, de acordo com o Planalto.
O jurista foi ministro do TSE de 1988 a 1996 e ocupou a presidência do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Também foi advogado do governo brasileiro na Comissão de Empresas Transnacionais da ONU em Nova York e Genebra.
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle foi criado pelo presidente interino no lugar da antiga Controladoria-Geral da União (CGU). Temer assumiu o governo no lugar da presidente afastada Dilma Rousseff.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros