Ministro Gilmar Mendes é eleito novo presidente do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu nesta quinta-feira, em sessão administrativa, o ministro Gilmar Mendes como novo presidente da corte eleitoral, sucedendo o ministro Dias Toffoli, informou o TSE.
A posse do Gilmar Mendes na presidência da corte eleitoral irá ocorrer no dia 12 de maio, assim como a do novo vice-presidente da corte, ministro Luiz Fux, também eleito nesta quinta-feira. Ambos são ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A mudança na presidência do TSE ocorre num momento em que a corte eleitoral avalia ações contra a chapa formada pela presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer. A chapa é acusada de irregularidades na campanha eleitoral de 2014 e pode ser cassada.
Gilmar Mendes assumiu o cargo de ministro no STF em 2002 e presidiu a Corte de 2008 a 2010. Ele foi reconduzido para vaga de titular do TSE em 3 de fevereiro.
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três do STF, dois representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados.
(Por Caio Saad, no Rio de Janeiro; Edição de Raquel Stenzel)
0 comentário
Ibovespa cai 2% e marca mínima desde junho após pacote fiscal desapontar
Dólar fecha perto dos R$6,00 com desconfiança do mercado sobre pacote fiscal
Taxas disparam após decepção com pacote e precificam 10% de chance de alta de 100 pontos-base da Selic
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia e antes de dados de inflação
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal