Manifestantes contra Lula fazem protesto no Planalto e polícia age com truculencia

Publicado em 16/03/2016 19:10
Polícia agiu com truculência entre os presentes, com uso de cassetetes e spray de pimenta; grupo grita palavras de ordem e pede a saída do novo ministro e do PT, (no Estadão).

Protesto contra nomeação de Lula em Brasília tem confronto entre petistas e manifestantes, por ANDRÉ BORGES - O ESTADO DE S.PAULO

BRASÍLIA - Um pequeno grupo de petistas entrou em confronto com centenas de manifestantes que protestam, nesta quarta-feira, 16, contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil em frente ao Palácio do Planalto. Houve correria e a polícia agiu com truculência entre os manifestantes, com uso de cassetetes e spray de pimenta. 

A Praça dos Três Poderes, uma da principais vias de acesso à região central de Brasília, está tomada por manifestantes e o trânsito no local foi parcialmente bloqueado. O grupo grita palavras de ordem e pede a saída de Lula e do PT.

A polícia ainda está reforçando o contingente no local. Manifestantes chegaram a gritar que iriam invadir o Planalto, o que não ocorreu. Um cordão de isolamento da polícia foi formado em frente a toda a extensão do Palácio.

O grupo que está fazendo a manifestação é formado, em sua maioria, por funcionários que, na saída do trabalho, resolveram protestar.

 

Acompanhe a crise política no governo Dilma após divulgação de áudio

16/03/2016  19h50

O juiz federal Sergio Moro, que comanda a operação Lava Jato, incluiu no inquérito que tramita em Curitiba uma conversa telefônica ) entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, na qual ela diz que encaminhará a ele o "termo de posse" de ministro.

Dilma está no Alvorada e discute com equipe jurídica o que fazer. Um assessor direto da petista disse, reservadamente, que o país está vivendo "um Estado policial". Já o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, acusou Moro de estimular uma "convulsão social".

Na gravação divulgada nesta quarta-feira (16), a presidente diz a Lula que o termo de posse só seria usado "em caso de necessidade".

 

 

00:00
 
 
00:00

 

Os investigadores da Lava Jato interpretaram o diálogo como uma tentativa de Dilma de evitar uma eventual prisão de Lula. Se houvesse um mandado do juiz, de acordo com essa interpretação, Lula mostraria o termo de posse como ministro e, em tese ficaria livre da prisão. O juiz Moro não pode mandar prender ministros porque eles detêm foro privilegiado –Dilma nomeou Lula como novo ministro da Casa Civil nesta quarta.

  • 21:45

    CURITIBA - Sede da Operação Lava Jato em primeira instância, o buzinaço de carros começou por volta das 20h no bairro Centro Cívico, onde fica a sede do governo do Paraná.
    A intensidade do protesto aumentou meia hora depois, somado a panelaços e gritos de "Fora, Dilma". Até as 21h35, carros e motos ainda faziam barulho forte pelas ruas.

    Facebook
     
  • 21:38

    O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou na noite desta quarta-feira (16) que a condição degovernabilidade de Dilma Rousseff piora a cada dia e tende a piorar mais com a entrada do ex-presidente Lula na Esplanada.

    Facebook
     
  • 21:35

    A aposentada Eumira Rodrigues, 82, saiu de Santana para protestar pelo impeachment na avenida Paulista

    SÃO PAULO - Muitas pessoas pegam o metrô e continuam a ir para a avenida Paulista. A aposentada Eumira Rodrigues, 82, saiu de Santana para protestar pelo impeachment. "Vim porque eu quero um Brasil melhor para os meus 14 netos", disse.

    Foto: Artur Rodrigues/Folhapress

    Facebook
     
  • 21:29

    Manifestações contra o governo Dilma ocorrem agora em ao menos 13 capitais do país. Além de Rio e de São Paulo, moradores de BrasíliaVitóriaGoiâniaBelo Horizonte,RecifeSalvadorPorto AlegreManausFlorianópolis,Maceió e Campo Grande também saíram às ruas para protestar contra a presidente Dilma e a nomeação do ex-presidente Lula para seu ministério.

    Facebook
     
  • 21:27

    Cerca de 30 manifestantes se reunem no posto 5 da praia de Copacabana. Eles cantam "Lula acabou, o Moro te grampeou

    RIO DE JANEIRO: Cerca de 60 manifestantes se reúnem no posto 5 da praia de Copacabana. Eles cantam "Lula acabou, o Moro te grampeou", "1, 2, 3 Lula e Dilma no xadrez". Também gritam "renuncia".

    Foto: Lucas Vettorazzo/Folhapress

    Facebook
     
  • 21:25

    Médicos entram com ação no STF contra posse de Lula na Casa Civil

    Facebook
     
  • 21:21

    Manifestantes cantam o hino nacional em frente ao prédio da Fiesp, na avenida Paulista

    SÃO PAULO - Manifestantes cantam o hino nacional em frente ao prédio da Fiesp, na avenida Paulista; PM contabiliza cerca de 5.000 pessoas no local

    Facebook
     
  • 21:18

    SÃO PAULO - Evento organizado por intelectuais de esquerda contrários à condução coercitiva de Lula no último dia 4 acontece no TUCA (Teatro da Universidade Católica de São Paulo), da PUC (Pontifícia Universidade Católica).

    São Paulo SP BrasIL16 03 2016 Ato pela legalidade democratica no teatro da PUC com intelectuais e sociedade civil na frente do tuca muitas pessoas assistem pelo telao PODER foto Jorge Araujo 703 FOLHAPRESS ORG XMIT: XXX

    (Foto: Jorge Araújo/Folhapress)

    Facebook
     
  • 21:17

    INTERIOR DE SP - Protestos também foram registrados no interior paulista. Em Campinas, houve panelaço na região central da cidade, semelhante às manifestações anteriores . O movimento Vem Pra Rua convocou um ato agora à noite no Largo do Rosário, no centro da cidade. Segundo a Guarda Municipal, cerca de 50 pessoas estão no local. Em Ribeirão Preto, motoristas fizeram buzinaços em algumas das principais avenidas da zona sul, região de classe média da cidade

    Facebook
     
  • 21:13

    CAMPO GRANDE - Cerca de 250 manifestantes estão em frente ao Ministério Público Federal, em protesto contra a nomeação de Lula no ministério da Casa. Aos gritos de "Fora Dilma" e "Vem para rua", eles bloquearam parte da avenida Afonso Pena com carros e, por enquanto, a polícia não foi ao local para controlar o trânsito. O protesto é pacífico.

     

    21:12

    MACEIÓ - Centenas de pessoas se concentram em frente ao apartamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), na orla da Ponta Verde. Com cartazes e bandeiras, protestam contra a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil e pedem a renúncia de Dilma.

    Facebook
     
    21:10

    SÃO BERNARDO DO CAMPO - Movimentação em frente à casa do ex-presidente Lula.

    Foto: Folhapress

    Facebook
     
    21:09

    SÃO PAULO - Cresce o número de manifestantes na avenida Paulista. As pessoas chegam tanto do sentido Consolação quanto do sentido Paraíso.

    Facebook
     
    21:06

    Manifestações contra o governo Dilma ocorrem agora em ao menos 11 capitais do país. Além de Rio e de São Paulo, moradores de BrasíliaVitóriaGoiâniaBelo Horizonte,RecifeSalvadorPorto AlegreManaus e Florianópolistambém saíram às ruas para protestar contra a presidente Dilma e a nomeação do ex-presidente Lula para seu ministério. Em várias cidades ocorreram panelaços no momento em que a presidente apareceu no "Jornal Nacional", da TV Globo. Em Porto Alegre, alguns manifestantes soltaram rojões.

    Facebook
     
    21:03

    BRASÍLIA - Manifestantes contra o governo da presidente Dilma Rousseff protestam em frente ao Palácio do Planalto nesta quarta

    Manifestantes contra o governo da presidente Presidente Dilma Rousseff protestam em frente ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 16/03/2016. No início do dia foi confirmado o nome de Lula como o novo ministro da Casa Civil. Foto: Andressa Anholete/FramePhoto *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***

    (Foto: Andressa Anholete/FramePhoto/Folhapress)

    Facebook
     
    21:02

    SÃO PAULO - Em despacho publicado na tarde desta quarta-feira (16), o juiz Sergio Moro afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos diálogos." Moro diz ainda que os diálogos sugerem que ele tinha conhecimento antecipado das buscas que seriam feita no dia 4 de março e refuta a suspeita do telefone da presidente Dilma Rousseff ter sido grampeado. "Apesar de existirem diálogos do ex-presidente com autoridades com foro privilegiado, somente o terminal utilizado pelo ex-presidente foi interceptado e jamais os das autoridades com foro privilegiado, colhidos fortuitamente." O juiz diz ainda que o telefone de Lula não foi interceptado, mas sim o de um assessor do qual fazia uso frequente.

    Facebook
     
    20:58

    Investigação sem citar PSDB seria 'uma farsa', diz Lula em grampo.

    Facebook
     
    20:58

    SÃO PAULO - Mais pessoas começam a chegar à avenida Paulista de metrô, com bandeiras e camisetas verde e amarelo, para protestar.

    Facebook
     
    20:58

    SÃO PAULO - Em despacho publicado às 16h21 desta quarta-feira (16), o juiz Sergio Moro afirma que "não há defesa de intimidade" que justifique a manutenção de segredo sobre provas relacionadas a crimes contra a administração pública. Moro afirma ter suspendido o sigilo das interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de propiciar "ampla" publicidade. "O levantamento [do sigilo] propiciará assim não só o exercício da ampla defesa pelos investigados, mas também o saudável escrutínio público sobre a atuação da administração pública e da própria Justiça criminal."

    Facebook
     
    20:55

    SÃO PAULO - Muitas das pessoas disseram ter vindo depois de ver a divulgação das conversas entre Lula e Dilma. É o caso do militar Francisco Rezende, 50, e da mulher dele, Ana Letícia Ferreira, 39. Com bandeiras nas costas, eles pediam a renúncia de Dilma em frente à Fiesp.
    "Causa muita indignação. Nunca vi um estado com tantas quadrilhas dentro dos poderes. A Polícia Federal está se mostrando a instituição mais forte do país, mais até do que as forças armadas", disse Rezende, elogiando a PF.

     

    20:39

    SÃO PAULO - O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, acusa o juiz Sergio Moro de estimular uma "convulsão social" com a liberação da conversa telefônica entre Lula e a presidente Dilma Rousseff. Para Zanin, Moro cometeu uma arbitrariedade. "O que ocorreu hoje foi uma arbitrariedade muito grande. Um grampo envolvendo a presidente da República é um fato muito grave. Entendemos que este ato está estimulando uma convulsão social. Isso não é papel do Judiciário", afirmou.

    Facebook
     
    20:38

    VITÓRIA E GOIÂNIA - Um grupo pequeno de manifestantes protesta de maneira pacífica na avenida da orla de Camburi, em Vitória, contra a nomeação de Lula como chefe da Casa Civil. Os participantes vestem camisetas amarelas e seguram bandeiras do Brasil e faixas. Em Goiânia, no centro da cidade, manifestantes exibem cartazes com frases "Lula na cadeia" e "Fora Dilma".

    Facebook
     
    20:29

    Manifestantes em de protesto na Fiesp contra a indicação do ex-presidente Lula no ministério

    SÃO PAULO - A Fiesp informa em nota divulgada à imprensa que estampa na fachada do seu prédio a partir desta quarta "listras amarelas e verdes da bandeira brasileira cortadas por uma faixa preta em sinal de luto", pela nomeação de Lula para o ministério da Casa Civil. Manifestantes cantam o hino nacional em frente ao prédio.

    Facebook
     
    20:33

    PORTO ALEGRE - Um panelaço teve início por volta das 19h e durou cerca de 15 minutos. Várias pessoas também usaram apitos para protestar. Manifestantes ligados ao MBL (Movimento Brasil Livre) organizam protesto às 20h30 no Parcão (Parque Moinhos de Vento), em Porto Alegre.

    Facebook
     
    20:32

    BELO HORIZONTE - No bairro Savassi, várias pessoas participam de um buzinaço.

    Facebook
     
    20:30

    BRASÍLIA - O vice-presidente Michel Temer (PMDB), que estava em São Paulo quando soube da revelação da conversa entre o agora ministro Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, está "perplexo" com a situação, de acordo com aliados. A pessoas próximas, ele disse que imprimiu os trechos da investigação sobre Lula e, agora, segundo dizem, está detido na análise do conteúdo.

    Facebook
     
    20:26

    BRASILIA, DF, 16-03-2016, manifestantes protestam em frente ao palacio do Planalto, contra a nomeacao do ex-presidente Lula como ministro. ( Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER )

    Veja galeria de imagens dos protestos anti-Dilma em Brasília

    Facebook
     
    20:02

    Manifestantes se reúnem na avenida Paulista após nomeação do ex-presidente Lula como ministro do governo Dilma Rousseff

    SÃO PAULO - Um grupo de cerca 1.500 manifestantes, de acordo com contagem não-oficial de um tenente da PM, fecha a avenida Paulista em frente ao Masp. Eles gritam "não vai ter golpe" e "Moro". O protesto está crescendo com a adesão de transeuntes.

    Facebook
     
    20:25

    SÃO PAULO - "Ei, PT, golpista é você" é um grito frequente na avenida Paulista. Seguido de "o povo paulista jamais será petista"

    Facebook
     
    20:24

    SÃO PAULO - Prédio da Fiesp, com luzes verde e amarelo, virou o fundo preferido para os selfies de protesto.

     

    20:23

    ANÁLISE - Como ministro, Lula inicia '3º mandato' e campanha para 2018

    Facebook
     
    20:23

    BRASÍLIA - Um manifestante jogou uma bomba caseira na rampa do Palácio do Planalto. Ele integra um grupo de cerca de 2.500 pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, que protesta contra a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil

    Facebook
     
    20:22

    SÃO PAULO - Grupo anti-Dilma faz ato na avenida contra nomeação de Lula e agride casal

     

     

     

    Facebook
     
    20:21

    'Jamais irei para o governo para me proteger', diz Lula em grampo

    Facebook
     
    20:21

    BRASÍLIA - Um manifestante jogou uma bomba caseira na rampa do Palácio do Planalto na noite desta quarta-feira (16). Ele integra um grupo de cerca de 2.500 pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, que protesta contra a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil.

    Facebook
     
    20:18

    SÃO PAULO - Panelaços já começam a ser ouvidos pela cidade –em Pinheiros, na rua Frei Caneca e na Vila Gumercindo, a manifestação vai ganhando força.

    Facebook
     
    20:15

    BRASÍLIA - No plenário da Câmara dos Deputados, parlamentares da oposição gritam pela renúncia da presidente Dilma Rousseff

     

     

     

    Facebook
     
    20:14

    SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou nesta quarta o instituto Lula sob gritos de dez manifestantes.
    Um deles deu um murro no carro. Minutos antes jogaram um ovo na porta da sede do instituto.

    Facebook
     
    20:13

    SAO PAULO, SP BRASIL- 16-03-2016 :Manifestantes em de protesto na Fiesp contra aindicacao do ex presidente Lula no ministerioa ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) ***MERCADO *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)

    SÃO PAULO - Um grupo de manifestantes ocupa a avenida Paulista, em frente à Fiesp, para protestar contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro do governo Dilma Rousseff

    Facebook
     
    20:11

    A presidente Dilma está reunida no Palácio do Alvorada na noite desta quarta (16), com seus principais assessores e equipe jurídica, para decidir como o governo reagirá à divulgação da gravação entre ela e o ex-presidente.

     

    20:11

    A presidente Dilma está reunida no Palácio do Alvorada na noite desta quarta (16), com seus principais assessores e equipe jurídica, para decidir como o governo reagirá à divulgação da gravação entre ela e o ex-presidente.

    Facebook
     
    20:09

    Tão logo foi divulgada a gravação feita pela Polícia Federal de uma conversa entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, um assessor direto da petista disse, reservadamente, que o caso é grave e reclamou que o país está vivendo "um Estado policial".

    Facebook
     
    20:06

    BRASÍLIA - O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO)pediu a renúncia da presidente Dilma Rousseff após a divulgação do grampo telefônico envolvendo Dilma e o ex-presidente Lula. "Acredito que é o fim do governo e o mínimo que a presidente Dilma tem que fazer é renunciar à presidência. Dilma quebrou 100% da liturgia da presidência, ela quebra o decoro, fica sem condições de continuar. É inaceitável e inadmissível", disse o democrata no plenário da Casa.

    Facebook
     
    20:06

    A conversa entre Dilma e Lula foi gravada pela Polícia Federal, no inquérito que apura a posse do sítio em Atibaia (SP). A hipótese dos investigadores é que o sítio foi doado a Lula por empresas que tinham contrato com a Petrobras, como a Odebrecht, OAS e José Carlos Bumlai, este amigo do ex-presidente.

    Facebook
     
    20:04

    Nesta quarta (16) a presidente Dilma Rousseff nomeou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro da Casa Civil.

    Facebook
     
    20:02

    O juiz Moro não pode mandar prender ministros porque eles detêm foro privilegiado.

    Facebook
     
    20:01

    Dilma diz a Lula que o termo de posse só seria usado "em caso de necessidade". Os investigadores da Lava Jato interpretaram o diálogo como uma tentativa de Dilma de evitar uma eventual prisão de Lula. Se houvesse um mandado do juiz, de acordo com essa interpretação, Lula mostraria o termo de posse como ministro e, em tese ficaria livre da prisão.

    Facebook
     
    20:00

    O juiz federal Sergio Moro incluiu no inquérito que tramita em Curitiba uma conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, na qual ela diz que encaminhará a ele o "termo de posse" de ministro.

     

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão + FOLHA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário