Lula aceita assumir ministério no governo Dilma, diz fonte do Planalto
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ocupar um ministério no governo Dilma Rousseff, informou à Reuters nesta terça-feira uma fonte do Palácio do Planalto, e deve ocupar a Secretaria de Governo, atualmente com Ricardo Berzoini, mas com mais poderes.
O ex-presidente estará na tarde desta terça-feira em Brasília para ter uma última conversa com Dilma para acertar o formato do trabalho que fará no governo.
Havia dúvidas sobre qual pasta o ex-presidente aceitaria, Casa Civil ou Secretaria de Governo, já que a Casa Civil teria, em tese, mais poder. Ao mesmo tempo, a Casa Civil inclui também uma grande parte administrativa que Lula não gostaria de ter que lidar para poder se concentrar no rearranjo político do governo.
EMERGÊNCIA
No final desta manhã, com a homologação e divulgação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), a presidente convocou seus ministros mais próximos –entre eles José Eduardo Cardozo, da Advocacia-Geral da União, Jaques Wagner, da Casa Civil, Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, e o chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo –para uma reunião de emergência, tentando avaliar o impacto das novas denúncias.
Dilma convocou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para dar explicações sobre as acusações de que teria oferecido dinheiro e ajuda a Delcídio, ex-líder do governo no Senado, para que ele não fizesse a delação.
De acordo com duas fontes palacianas, a presidente ficou assustada com o espectro da delação de Delcídio e sem condições de avaliar o impacto que as novas denúncias terão em seu governo. Na delação haveria uma gravação de Mercadante falando com um assessor próximo de Delcídio, Eduardo Marzagão, e oferecendo dinheiro para que o senador não fizesse a delação.
Na Veja: Bolsa despenca com expectativa de Lula no ministério de Dilma
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, caía 4,26%, a 46.786 pontos, às 12h40 desta terça-feira. O forte declínio ocorre com a expectativa do mercado de uma possível entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no governo da presidente Dilma Rousseff como ministro.
Lula ainda não comunicou oficialmente sua decisão, mas tanto o PT quanto o Palácio do Planalto dão como certo que o ex-presidente ocupará uma espécie de superministério, a ser criado sob medida para ele.
Entre as principais quedas estavam as ações da Gerdau (-15,92%), da Usiminas (-13,51%), da Copel (-10,68%) e do Banco do Brasil (−15,99%). O rumor da entrada de Lula no governo ganhou força no fim desta segunda-feira e já tinha sido o responsável pela queda da Bovespa e a alta do dólar no fim da sessão.
No Blog do Camarotti: Lula é aguardado hoje em Brasília para ouvir apelo final de Dilma
O ex-presidente Lula é aguardado em Brasília no final da tarde desta terça-feira (15), onde deve ter uma conversa com a presidente Dilma Rousseff para definir as condições para sua entrada no governo.
Segundo interlocutores do ex-presidente, Dilma já fez um forte apelo para que ele assuma um ministério, com o objetivo de reverter o processo de impeachment no Congresso Nacional. Como revelou ontem o Blog, os dois se falaram nesta segunda-feira (14) por telefone.
No governo Dilma, Lula teria como principal missão, neste primeiro momento, barrar o desembarque do PMDB da base aliada. Interlocutores do ex-presidente falaram ao Blog que antes de aceitar o convite para integrar o Ministério, ele deve ter uma rodada de conversas com caciques peemedebistas, inclusive com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
"Não adianta o Lula virar ministro sem ter o PMDB ao seu lado", ressaltou ao Blog um parlamentar próximo ao ex-presidente. "Sem o PMDB, Lula vai afundar junto com o governo Dilma", completou.
Além de assumir a coordenação política, Lula tem condicionado sua ida ao governo a uma mudança na condução da política econômica atual.
Leia a notícia na íntegra no Blog do Camarotti, no G1.
Na Agência Brasil: Possível ida de Lula para ministério repercute nos corredores da Câmara
A possível ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um ministério do governo da presidenta Dilma Rousseff foi um dos assuntos mais comentados hoje (15) entre os parlamentares na Câmara dos Deputados. A bancada federal do PT na Casa recebeu com entusiasmo a notícia e considerou que isso representaria a ida de um mestre na articulação política para o governo. Já os oposicionistas reclamaram e prometeram recorrer à Justiça para impedir uma possível nomeação de Lula para um ministério.
Lula tem apoio unânime da bancada federal do PT na Câmara para integrar o governo. “A possível ida do presidente Lula para o governo é algo que nós saudamos, mas é claro que isso precisa primeiro de a presidenta Dilma convidá-lo e de ele aceitar”, disse o deputado Wadih Damous (PT-RJ), que recorreu a uma metáfora futebolística para justificar o apoio. “Quem tem um Pelé, quem tem um Maradona, um Messi; quer um Pelé, um Maradona, um Messi no seu time. Então, o presidente Lula engrossando o time do governo é bom para o governo”, acrescentou.
As notícias a respeito da ida de Lula para o governo começaram a circular mais fortemente no início da noite desta segunda-feira (14). Há a possibilidade de o ex-presidente se reunir nesta terça-feira em Brasília com a presidenta Dilma para discutir a nomeação. As expectativas giram em torno de uma possível nomeação para a Casa Civil ou para a Secretaria de Governo, onde ficaria a cargo das relações políticas.
Para o deputado Wadih Damous, a reconhecida habilidade do ex-presidente de dialogar e formar consensos vai ajudar o governo a superar as inúmeras dificuldades com a base aliada, especialmente com o PMDB, que dá sinais de que pretende se afastar do governo. “Nós não podemos negar as evidência de que o governo está muito fragilizado e o presidente Lula é muito agregador, tem passado por todos os segmentos da política, tem prestígio internacional, foi o presidente mais bem avaliado da história do Brasil”, afirmou o petista.
Na avaliação da oposição, a nomeação seria uma forma de o governo tentar blindar o ex-presidente diante das investigações da Operação Lava Jato, uma vez que, tornando-se ministro, Lula teria direito a foro privilegiado, fazendo com que as investigações saiam do âmbito da Justiça Federal do Paraná e passem para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Esse ato de nomeação é nulo, uma vez que a nomeação não tem outro objetivo que não blindar o Lula para o STF”, disse o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM).
De acordo com Pauderney Avelino, os oposicionistas pretendem recorrer à Justiça para impedir uma eventual nomeação de Lula. Eles argumentam que o ato seria uma tentativa de “fraude à lei” e “desvio de finalidade”, pois, segundo, Avelino, a nomeação só teria como objetivo fazer com que Lula consiga o foro privilegiado. “Nós do Democratas e dos outros partidos de oposição vamos entrar com ações na Justiça Federal e no STF, assim como aconteceu com o caso do ministro da Justiça. A ação popular do DEM será em todo o Brasil”, disse o líder do DEM.
Pauderney Avelino afirmou que nomear Lula ministro seria um “tapa” na cara da população que foi às ruas no último domingo (13). Para o deputado oposicionista, os milhares de brasileiros que foram às ruas "Já disseram que não querem o governo do PT”.
Wadih Damous disse que o argumento da oposição demonstra um “desapreço pela ordem jurídica”, pois, com a eventual nomeação de Lula para um ministério, as investigações teriam seguimento, apenas mudaria o foro. “Há algum dispositivo legal que diz que se alguém vier para o governo parará de ser investigado, se colocará acima da lei e do ordenamento jurídico? Não. Apenas mudará o foro para o STF”, destacou.
Segundo Damous, a atitude da oposição colocaria em dúvida a lisura do STF. “Há alguma dúvida sobre a lisura do STF? Um tribunal que julgou o caso do mensalão e inclusive condenou vários líderes petistas não pode ser colocado em dúvida dessa forma”, afirmou.
7 comentários
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP
Lula aceita assumir ministério no governo Dilma, diz fonte do Planalto!!
Que cara legal, que coração mais bonzinho..De onde saiu essa joia rara, esse ser mais desprendido?? Esta disposto a deixar tudo para ajudar o pais a sair da crise!! deixar o instituto, o triplex, o sitio, OS MILHOES de Reais que recebeu para falar besteira e sabe se la o que mais!! Estou verdaderamente comovido com tanto patriotismo !! Esse e o Lula indicado para ser PRESIDENTE DA ONU.!!! QUE ESPETÁCULO!! MAIS E MUITO , MUITO cara de Pau , sem vergonha!! O pior e que ele e seus asseclas seguem crendo que somos imbecis.,que o pais tem 200 milhões de idiotas e os únicos inteligentes, para nao dizer vivos , sao os Petralhas . Ele aceita o cargo DI MINISTRU CUM SUPER PODERIS , mais todos devem dar carta branca para ele operar...o dr Honoris " Causu ", causu de POLICIA !! Nao sei que vidente ele consultou , mas com certeza ela mentiu para ele E ELE ACREDITOU QUE ERA ALGO!! Nao e ´possível que esse sujeito corrupto e mentiroso ,ACREDITE SER a oitava maravilha do mundo. Acima dele somente ele e abaixo dele todos . Experto em tudo , com pos graduação em tudo, economia , politica , cachaça, vadiagem , safadagem, roubalheira. Mas e PHD mesmo em mentira...!! Como mente!! O homem na face da terra com maior capacidade de transmitir geneticamente sabedoria , com cromossomos de riqueza sem trabalhar e o maior pilho que ja se teve noticia !! O filho menos inteligente dos filhos dele e conhecido o Ronaldinho das finanças!! Os diretores da Oi, telecom, nao encontraram horarios para ter os seus conselhos, o Ronaldinho e bem ocupado .., porque afinal aprendeu bem com os elefantes no Zoologico! Eu diria do Zoologico para o Mundo, da ate tema de filme par o Spelberg!! Vamos congelar o semen d Lula , porque se morre onde conseguir alguem igual??? Creio que todo ser nascido de agora para frente precisa ter os cromossomos dessa maravilha!! O que seria do Brasil sem essa maravilha e seus cumpanherus!!?? Bom pensando bem poderíamos ser....deixe me ver.- Uma nação decente, ponta de lança dos emergentes, feliz, con saude , educação, segurança, com uma das maiores empresas de petroleo do mundo saneada , com uma economia crescente mais que a Bolivia..., Mais gracas a ele, o mago da administração e EXEMPLO de lisura administrativa estamos NESSA M____!! , DR MORO .....POR FAVOR ......LEVA ELE PARA CURITIBA !!! DEUS POR FAVOR SALVA O BRASIL !!!Tauanny dos Santos Unaí - MG
Paulo, quando me refiro ao nível intelectual, apenas comparo a época atual com a época em que houve o impeachment..., não sei se me expressei bem, mas a intenção é demonstrar que naquela época a quantidade de pessoas que possuíam conhecimento e acesso à informação era com certeza bem menor e limitado, não havia por exemplo a facilidade da comunicação através de meios, como este que ora utilizamos, todavia, ainda assim brasileiros foram a luta em busca de um país melhor e conseguiram. Por isso, digo hoje que precisamos incomodar ainda mais...
No que pertine a produção agrícola, concordo veementemente sermos nós produtores os responsáveis pelo sustento desse país, só quem enfrentou a crise no inicio do governo Lula, sabe o que é plantar com dólar nas alturas e colher com a moeda em baixa. Quantos agricultores não estão em débito com os bancos e multinacionais??? Quantos anos levaremos para recuperamos os prejuízos? O governo pisou a cabeça do agricultor, para sustentar a classe baixa com a política assistencialista, porém agora acho que é a nossa vez de tentarmos recuperar parte dos déficits...Tauanny dos Santos Unaí - MG
"Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado..., Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação..., QUE PAÍS É ESSE?"
A música de Renato Russo nunca foi tão atual como agora..., quanto escândalo, quanta tristeza, um país como o Brasil de riquezas inigualáveis sofrendo os efeitos de corrupção dos governantes. O mais revoltante é que o nível intelectual dos brasileiros é muito mais elevado do que na época do impeachment do Collor, porém o povo parece ter perdido a força, ou será a coragem? A agricultura, que no passado sentiu com muito mais força os impactos do governo Lula, hoje começa a se reerguer, todavia, ante às novas projeções, não se pode esperar melhoras muito significativas..., portanto, agora é hora da união da classe para se fortalecer na expectativa de recuperar os prejuízos sofridos a época do governo Lula.Tauanny, não é questão de nível intelectual, mas são os anos em que a população segue vivendo no regime de servidão. Há uma pressão cada vez maior em consumir produtos de alta tecnologia sem o devido respaldo em aumento de renda, aí vem o governo socialista, que tira de quem produz, para dividir entre àqueles que produzem, mas sua produtividade é baixa, por motivo, aí sim, de nível intelectual. EH! A MÁQUINA CONTINUA EMPERRADA !!! Pois, alguém vai pagar essa conta do consumo aloprado, autorizado por uma "QUADRILHA DE ALOPRADOS & LADRÕES"!!!
Imagina se os agricultores acima citados tivessem estudos se sem ele são responsáveis por 70% da produção de alimentos que suprem a mesa do Brasileiro,não sejamos hipócritas em se voltar um contra o outro no campo por conta de roubalheira de gabinetes corruptos e anti social
JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR
A pergunta é a seguinte: "Por que Lula quer ter foro privilegiado?"... Se Lula afirma veementemente que é inocente, não tem razão de aceitar cargo para obter foro privilegiado. Aliás, deveria sim, ao invés de rebater as investigações, estimular para seja mais céleres ainda do que já estão....O Brasil está sem governabilidade há muito tempo, e quem sofre é povo, as empresas e também a agricultura..., (está última sente um pouco menos os efeitos nefastos da má condução, porque a alta do dólar atenuou este impacto). A ingovernabilidade advem da politicagem que ocorreu e ocorre em todos os escalões da administração pública (Federal, Estadual e Municipal), seja no poder executivo e legislativo. A barganha predomina, o povo paga a conta.
Acabou a farra da justiça comandada pelo juiz do PSDB na republica do Parana.
Acabou a farra da justiça comandada pelo juiz do PSDB na republica do Parana.
Esse juiz que voce fala é o que acabou com a roubalheira do PT e seus aliados? Aquele que mandou uma delação contra o Aécio para o STF? Cria vergonha na cara José Joaquim.
E aí seu JOSE JOAQUIM DA SILVA SANTOS, pode puchar mesmo o s.. porque ele é de plástico e não vai arrebentar (deve ter sido importad..) porque homem que é homem não precisa de pucha sacos para se sustentarem. Que tal a música do CB Apesar de Você para retratar o que vivemos hoje (A euforia da virada? Cadê?). Hoje estamos tristes e envergonhados pois muitos do Fora PT votaram no lula e eu fui um. Que pena!
PARABÉNS !! Sr. Márcio, a sua postura indica que o Sr. é um homem de fibra, pois assume que foi conduzido ao erro, como milhões de brasileiros, embalados nessas campanhas eleitorais bilionárias, onde o objetivo único é eleger o seu candidato. O TRE deve ser mais exigente e, coibir os candidatos que "fazem o diabo" para ganhar as eleições.
gilvan viana queriroz bonito - BA
ACABOU DE REPUBLICA DAS BANANAS. SOMOS AGORA UMA REPUBLICA DE ANALFABETOS E SEM VERGONHA! NUNCA PENSEI QUE VERIA ESSA ESCULHAMBAÇÃO EM MEU PAÍS! SINTO IMENSA VERGONHA!
cordelio antonio lacerda Cristais - MG
Os elos da 'picaretagem e corrupçao vao ficar mais fortes'... a dona dilma deveria Escolher mais bandidos p/ faZer parte do seu governo...
brasileIros e brasileiras que votaram neles: agora aguentem!!!Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR
Como disse um dia um certo molusco: pobre quando rouba vai para a cadeia, mas quando fica rico rouba ainda mais e vira ministro.
Sr Massayuki lembre-se que nos brasileiros temos memoria curta, ele ainda pode virar
presidente...