Na Folha: Em jantar com Dilma, Lula rechaça possibilidade de assumir ministério
Em jantar no Palácio do Alvorada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rechaçou na noite da terça-feira (8) a possibilidade de assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.
O tema foi abordado rapidamente durante o encontro, mas, antes mesmo que chegasse a ser feito um convite, o petista fez questão de negar a intenção.
A avaliação de aliados e auxiliares do petista é de que aceitar assumir uma pasta neste momento poderia ser interpretado como uma "confissão de culpa", como se ele quisesse escapar do juiz Sergio Moro.
Na semana passada, o magistrado autorizou busca e apreensão no Instituto Lula e nos endereços do petista e de seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva.
Como antecipou o Painel, a presidente aceitou oferecer um ministério a seu antecessor para evitar que ele possa ser preso no rastro da Operação Lava Jato.
A ideia seria oferecer ao petista o comando do Ministério da Comunicação, atualmente sob o comando de André Figueiredo, ex-líder do PDT na Câmara dos Deputados.
O jantar teve as participações do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e dos ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.
No encontro, segundo relatos de presentes, o petista voltou a criticar o que chamou de excessos da Polícia Federal e defendeu que o governo federal reaja ao cerco que tem sofrido pela Operação Lava Jato.
Dilma aceita oferecer ministério a Lula para evitar prisão na Lava Jato; petista resiste
Vem pra cá A presidente Dilma Rousseff topou oferecer um ministério a Lula para evitar que ele possa ser preso na Lava Jato por uma decisão de Sergio Moro. Ministros do círculo próximo tanto da petista quanto de seu antecessor entraram numa verdadeira operação nesta terça-feira para convencê-lo a aceitar a oferta. No centro do governo, há fortes temores de que a operação possa tentar levar Lula à prisão. Até o início da noite, antes portanto do jantar no Alvorada, ele ainda resistia à ideia.
Alguém acuda O desespero com os desdobramentos da Lava Jato e com a falta de perspectiva na economia é tão grande que surge no Congresso pressão para que Dilma convoque um conselho com representantes dos três Poderes, nos moldes do “Conselho da República”.
Falta a toga Previsto na Constituição, o colegiado incluiria Executivo, Legislativo e sociedade civil, mas não o Judiciário, o que, aos olhos do Congresso, é crucial para impor limites à Lava Jato.
Ninguém dorme Congressistas afirmam que a condução coercitiva de Lula mostrou que estão todos vulneráveis. A avaliação é que a “República está dormindo de sapatos” e que Dilma foi engolida pela Lava Jato. “Será melhor trocá-la”, defende um político.
Leia a notícia na íntegra no site do jornal Folha de S. Paulo.
Na Veja: Lula recorre da decisão do STF que não paralisou investigações contra ele
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para que a ministra Rosa Weber reconsidere a decisão de não paralisar as investigações contra o petista. Na última sexta-feira, data em que Lula foi levado para depor sobre o escândalo do petrolão, a ministra rejeitou a tese da defesa de que as apurações envolvendo o político deveriam ser interrompidas até que a corte decida qual Ministério Público - se o de São Paulo ou o Federal - deve investigar as suspeitas de vantagens indevidas recebidas pelo ex-presidente. Se Rosa Weber não reformar a decisão, os advogados de Lula pedem que o caso seja decidido pelo plenário do STF.
Segundo a defesa, o Ministério Público de São Paulo e a força-tarefa da Operação Lava Jato estão investigando simultaneamente indícios de que Lula recebeu um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá (SP), como contrapartida por favores prestados à empreiteira OAS, já investigada no petrolão, e se um sítio em Atibaia (SP) foi alvo de benfeitorias de empreiteiras como forma de beneficiar o petista.
De acordo com os advogados do ex-presidente, entre as provas de que haveria duplicidade das investigações sobre o sítio em Atibaia estariam, por exemplo, requisição de imagens do Google Maps partindo da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, e um despacho do Promotor de Justiça em São Paulo afirmando averiguar a relação entre a OAS, o empreiteiro Leo Pinheiro e Lula. "A despeito do evidente absurdo, é de clareza solar que o Ministério Público Federal, através da Força Tarefa Lava Jato, de Curitiba (PR) está (...) promovendo investigações relativas à propriedade e, ainda, a benfeitorias realizadas no tríplex do Edifício Solaris, no Município do Guarujá e no Sítio Santa Bárbara, no município de Atibaia, ambos no Estado de São Paulo", dizem os advogados. "É certo, ainda, que tanto o Ministério Público Federal como o Ministério Público Estadual têm conhecimento da existência de dois procedimentos investigatórios versando os mesmos fatos, e, a despeito disso, ambos afirmam atribuição para essa finalidade, havendo até mesmo compartilhamento de prova", completam eles.
Leia a notícia na íntegra no site da Veja.
2 comentários
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Parece que posso ver Lula dizendo para a Dilma.. "eu te elegi com dinheiro roubado, se me ferro você vai junto,... e você senadorzinho de m.... , deputadozinho de b...., todos vocês, mais da metade da camara e do congresso, todos ajudaram a roubar e agora pensam que vou para a cadeia pagar por todos? Pois é, e a imprensa noticia,..."Dilma oferece um ministério à Lula", que coisa mais inocente não é mesmo?
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
A coisa mais incrivel do mundo isso de ser preciso esperar pelas manifestações para decidir o destino de Lula e Dilma... Com a tranquilidade de quem diz bom dia, parlamentares ficam na espreita, se as pessoas lotarem as ruas, é rua para Dilma e cadeia para Lula, e caso contrário, ora... bem eles cometeram milhares de crimes, mas o povo não se importa muito então... F.... a lei, as instituições, os juizes, a moralidade,... tudo. Quem acredita que Lula foi discutir ministérios com Lula? Eu não acredito, sei que o chefão da organização criminosa foi acertar com seus parceiros, ou melhor, seus capangas, seus capachos, na verdade acertar não, ameaçar o resto da bandidagem que está instalada em Brasilia sobre o que vai acontecer se for preso. Essa matéria é um excelente exemplo do que a imprensa é capaz quando quer desviar o foco, quando quer que as pessoas pensem o que sequer lhes passou pela cabeça.
A CEREJA DO BOLO VAI SER A DELAÇÃO PREMIADA DE lula !!!