Opep vê excedente de petróleo maior em 2016 com aumento da produção do grupo
LONDRES (Reuters) - A Opep apontou para um excedente de oferta de petróleo maior do que o esperado no mercado mundial neste ano, com a Arábia Saudita e outros integrantes bombeando mais petróleo e compensando reduções na extração de países não membros do grupo atingidos pela queda dos preços da commodity.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo produziu 32,33 milhões de barris por dia (bpd) em janeiro, disse o grupo em um relatório mensal nesta quarta-feira, citando fontes secundárias, uma alta de 130 mil bpd ante dezembro.
A produção extra da Opep veio com o grupo esperando um ritmo menor de crescimento da demanda de petróleo em 2016, que mais do que compensará previsões de uma contração na oferta um pouco maior do que o esperado por parte dos produtores não integrantes do grupo.
O relatório aponta para um excesso de oferta de 720 mil bpd em 2016 se o grupo mantiver a taxa de produção de janeiro, acima do excedente esperado de 530 mil bpd implícito no relatório do mês passado.
(Reportagem de Alex Lawler)
Irã não pode reduzir oferta de petróleo, quer fatia de mercado, diz vice-ministro
MOSCOU (Reuters) - O Irã não pode reduzir a produção de petróleo porque precisa retomar sua participação no mercado e voltar aos níveis de extração de antes das sanções, disse uma autoridade do setor de petróleo do país nesta quarta-feira.
Questionado se país estava disposto a coordenar um corte de oferta para apoiar o mercado de petróleo, o vice-ministro de petróleo em exercício, Masoud Hashemian Esfahani, disse: "não gostamos de reduzir. Nós precisamos retomar nossa fatia".
"O preço (do petróleo) depende totalmente da situação do mercado e nós temos um excedente de oferta agora. Talvez alguns países devam reduzir sua fatia e muitos outros países (devem) retomar sua participação", ele disse em Moscou.
O ministro do petróleo do Irã, Bijan Zangeneh, disse na terça-feira que o país está pronto a negociar com a Arábia Saudita sobre as condições atuais dos mercados globais de petróleo, segundo a rede iraniana Press TV.
Ele não deu mais detalhes sobre passos que poderiam ser tomados por Irã e Arábia. Algums delegados da Opep disseram que estão céticos quanto à possibilidade de ser fechado um acordo para redução da oferta, uma vez que o Irã busca ampliar suas exportações após a retirada de sanções contra o país no mês passado.
(Por Olesya Astakhova)
0 comentário
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos