Para mercado, nem pacote fiscal evitará degradação financeira

Publicado em 25/09/2015 08:12

"A 'ineptocracia' atuou mega bem hoje no mercado". Ineptos são governo e Congresso. Mas, um alto executivo, com passagem pelo governo, "tira o chapéu" para o modo como Banco Central e Tesouro apagaram ontem o incêndio do dólar e a explosão das taxas de juros.

No entanto, muita gente graúda, gestores de dinheiro grosso também com experiência de governo, dizia que a equipe econômica apenas atenuou um sintoma agudo de uma crise "catastrófica".

Os mais pessimistas, quase todos, acreditam que nem mesmo a difícil aprovação do pacote fiscal do governo terá o efeito de evitar a degradação financeira, desvalorizações extras do real e altas de juros no mercado, embora possa atenuar o pânico no curto prazo.

Se por mais não fosse, a aprovação do pacote, metade dele dinheiro da CPMF, vai demorar e ficará sujeita ao turbilhão político, argumentam.

Mais importante, o pacote é "pífio" porque incapaz de dar segurança mínima de que a dívida pública não vai continuar a crescer sem limite, o fator "primordial" da jornada nas estrelas de dólar e juros. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário