Banco rebaixa previsão de crescimento da China para 6,8% em 2015
O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) rebaixou nesta terçafeira (22) sua previsão de crescimento da China em 2015 para 6,8%, abaixo dos 7,2% estimados pela entidade em março, com base no enfraquecimento da demanda externa, um dos principais motores da segunda maior economia do mundo.
Em entrevista coletiva em Pequim, representantes do BAD também anunciaram uma revisão do crescimento econômico na Ásia para 5,8% em 2015 e para 6% em 2016, abaixo de sua previsão de março, do 6,3% para os dois anos.
Apesar do crescimento moderado, esperase que a região asiática continue sendo o principal contribuinte do crescimento global mundial, assinalou o economistachefe do BAD, ShangJin Wei, no novo relatório.
No entanto, o especialista reconheceu que há "vários obstáculos em jogo (para a Ásia), como as pressões monetárias e as preocupações sobre fugas de capital".
O sudeste asiático, segundo o BAD, está levando a pior com a desaceleração econômica da China, com um crescimento previsto em 2015 de 4,4%. No entanto, a entidade espera uma recuperação com uma expansão de 4,9% em 2016.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
Ações europeias caem com temor sobre promessa de Trump de impor tarifas
México, Canadá e China alertam que tarifas de Trump prejudicariam todos os envolvidos
Autoridades do BCE mostram nervosismo com crescimento fraco e iminência de tarifas de Trump
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal