Brasil tem a economia mais fechada entre membros do G20
O Brasil é o país mais fechado entre os integrantes do G20, grupo que reúne os maiores países desenvolvidos e os principais emergentes, segundo estudo da Câmara de Comércio Internacional (CCI) publicado nesta quinta-feira. O índice avalia 75 países, classificadas numa escala de 1 a 6, com base em quatro fatores: abertura comercial, política comercial, abertura ao investimento estrangeiro e infraestrutura para o comércio. Com 2,3 pontos, o Brasil ficou na 70ª posição entre as 75 nações.
Em relação ao estudo anterior, realizado em 2013, o Brasil caiu três posições, ainda que tenha melhorado a pontuação em 0,1 ponto porcentual. No atual levantamento, o país se iguala em pontos a países africanos como Uganda, Quênia e Nigéria, e a latino-americanos, como Venezuela e Argentina. O Brasil também fica atrás de todos os Brics: Rússia figura em 57º lugar, Índia aparece em 63º, China, em 59º, e África do Sul, em 50º.
Entre os membros do G20 Alemanha é a única do grupo faz parte das 20 economias mais abertas, na 19ª colocação. No topo do levantamento, estão Cingapura, Hong Kong e Luxemburgo.
Juros - No encontro do G20, em Ancara, na Turquia, um esforço de países emergentes para caracterizar possíveis elevações de taxas de juros em países desenvolvidos como um risco sério para a economia global foi rejeitado. A informação foi dada a repórteres por uma fonte da delegação russa.
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
0 comentário
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump
Israel deve aprovar cessar-fogo com Hezbollah, diz autoridade israelense