Alta do IGP-M desacelera em agosto com alívio em varejo e atacado, diz FGV
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 0,28 por cento em agosto, comparado ao avanço de 0,69 por cento em julho, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, com perda de fôlego dos preços no varejo e no atacado.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, teve alta de 0,20 por cento em agosto, ante avanço de 0,73 por cento em julho.
A desaceleração desse subíndice foi puxada pela perda de ritmo de seus três componentes. O índice de Bens Finais, por exemplo, caiu 0,76 por cento, contra alta de 0,46 por cento no mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, que tem peso de 30 por cento no índice geral, desacelerou a alta para 0,24 por cento, contra 0,60 por cento visto anteriormente, influenciado pela forte desaceleração do grupo Alimentação. Segundo dados da FGV, essa categoria apresentou variação positiva de 0,01 por cento no mês, contra aumento de 0,99 por cento em julho.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, registrou elevação de 0,80 por cento neste mês, acelerando sobre a alta de 0,66 por cento no mês anterior.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.
(Por Bruno Federowski; Edição de Patrícia Duarte)
0 comentário
Milei, da Argentina, atua como substituto de Trump na cúpula do G20 no Rio
Dólar sobe ante real após escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia
Taxas de juros a partir de 2026 caem enquanto mercado espera por pacote fiscal
Estamos prontos para apoiar a Argentina, diz chefe do FMI após reunião com Milei
Ações caem com investidores em busca de segurança em meio a preocupações geopolíticas
Distribuidores de aços planos vendem 3% mais em outubro, diz Inda