Na Folha: Governo busca 'base mínima' de 200 deputados para frear impeachment
Time todo na zaga - O núcleo palaciano do governo e o PT estão convencidos de que Eduardo Cunha (PMDBRJ) vai instalar um processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Mais: a conclusão do entorno da presidente é que a Lava Jato ainda vai gerar muita instabilidade no Congresso, o que impede que se recomponha a base ampla de antes da crise. Por isso, o plano é construir, a partir desta semana, uma “retaguarda mínima” de 200 deputados fiéis, que impeçam o avanço da tentativa de apear a presidente.
Xadrez - Um ministro cita, entre as dificuldades de recompor a governabilidade, que a toda hora aparece um fato nas investigações que atinge uma liderança estratégica, o que faz o governo voltar várias casas.
Timing - O Planalto não enxerga saída da crise no curto prazo. A avaliação é que, enquanto a Lava Jato não entrar na fase de julgamentos, será difícil estabelecer o mínimo de estabilidade política.
Miss Simpatia - Se a ordem é restabelecer a popularidade, Dilma deve começar “em casa”: os ministros convocados para a reunião noturna em pleno Dia dos Pais se queixavam da presidente enquanto deixavam as famílias para embarcar para Brasília.
Conta outra - Eduardo Cunha ironiza a versão segundo a qual Renan Calheiros (PMDBAL) agora será o salvador do governo no Legislativo: “Não fui eu quem devolveu a medida provisória das desonerações, o maior revés para o ajuste até agora”.
Favorito - O presidente da Câmara acredita que a tentativa de contrapôlo ao colega de partido seja política: “Me escolheram para ser o vilão”.
Colenda… Cunha deve contestar na terçafeira o mandado de segurança da senadora Rose de Freitas (PMDBES) no STF contra a votação de contas de governos no plenário da Casa.
… corte Ele diz que as votações seguiram resoluções do Congresso e acredita que o STF não vá interferir em assuntos internos da Câmara.
Campo… Dilma preferiu começar pelo Maranhão, com inaugurações do Minha Casa, Minha Vida sua tentativa de recuperar o apoio perdido na região Nordeste.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump nomear secretário do Tesouro
Dólar fecha quase estável, ainda acima de R$5,80, apesar de exterior favorável
Taxas curtas de juros futuros sobem com expectativa por pacote fiscal e longas caem com influência externa
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê