Bovespa avança 2% com alta de commodities e percepção sobre JCP
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou em alta de 2 por cento nesta quarta-feira, em meio ao avanço dos preços de commodities, que impulsionou os ganhos da Vale, e percepção de menor risco de o governo extinguir os Juros sobre Capital Próprio (JPC) das empresas.
A Petrobras, que chegou a avançar mais de 3 por cento na primeira parte do pregão, acompanhando o avanço do petróleo no mercado internacional, perdeu fôlego na parte da tarde, após reportagem da Reuters indicando que plano de negócios da estatal dificilmente será aprovado neste mês.
O Ibovespa subiu 2,01 por cento, a 53.876 pontos. O volume financeiro somou 7,6 bilhões de reais, e ficou pela primeira vez no mês acima da média do ano, de 6,9 bilhões de reais.
Wall Street também teve uma sessão de fortes ganhos, o que endossou o viés positivo no pregão local, com o S&P 500 quebrando série de três pregões de baixa e avançando 1,2 por cento, após uma reportagem da agência Bloomberg sobre a Alemanha estar considerando ajudar a Grécia.
A bolsa paulista ainda se beneficiou do fato da empresa de índices financeiros MSCI ter adiado a decisão sobre a inclusão das chamadas ações do tipo A da China em seu índice de mercados emergentes, que se confirmada tende a reduzir a fatia brasileira no índice.
"Isso postergou o risco de uma saída de recursos da bolsa", disse o gestor Eduardo Roche, da Canepa Asset Management.
DESTAQUES
=VALE <VALE3.SA> terminou com alta de mais de 6 por cento nos papéis ordinários, enquanto os preferenciais subiram quase 5 por cento, após o minério de ferro à vista na China superar 65 dólares, equiparando-se ao preço de meados de fevereiro. A declaração do presidente-executivo da companhia, Murilo Ferreira, de que a China deverá reduzir sua produção de minério com alta concentração de ferro em 2015 reforçou os ganhos, assim como também repercutiu notícia da Reuters de que a mineradora está em negociações com vários investidores para vender seu projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina.
=ITAÚ UNIBANCO, BRADESCO e BANCO DO BRASIL <BBAS3.SA> fecharam em alta ao redor de 3 por cento, em meio à percepção de agentes de que diminuiu a probabilidade do governo extinguir o mecanismo de Juros sobre Capital Próprio (JCP) para ajudar a incrementar a arrecadação. Os estrategistas do Bank of America Merrill Lynch citaram em nota a clientes um estudo do governo federal que aponta para um ganho potencial de arrecadação de 5,84 bilhões de reais por ano com o fim do JCP, bem inferior ao especulado anteriormente, de 11 bilhões a 14 bilhões de reais.
=CIELO avançou quase 6 por cento, após o JPMorgan elevar a recomendação para a empresa a "overweight" e preço-alvo para 50 reais, citando controle de custos mais rígido da companhia de meios de pagamento eletrônicos, receitas de pré-pagamentos maiores do que o esperado e um "atraente retorno" de 25 por cento.
=ESTÁCIO fechou em alta de 5,91 por cento, em meio às últimas notícias relacionadas ao programa de financiamento ao ensino Fies e operações no mercado de aluguel de ações. Em nota a clientes, a equipe do Brasil Plural destacou que deve ter um impacto significativo, se confirmada, a abertura de 100 mil novas vagas do Fies, conforme noticiou o jornal Valor Econômico, e que vê como positivo fortes indícios de que o financiamento parcial da mensalidade vire uma prática comum.
=PETROBRAS perdeu o fôlego na parte da tarde, com as preferenciais fechando em alta de apenas 0,62 por cento, após um diretor da estatal afirmar à Reuters ser "muito difícil" que o Plano de Negócios da companhia seja avaliado no fim deste mês. Pela manhã, o papel subiu 3,6 por cento na máxima do dia.
0 comentário
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$18,427 bi em dezembro até dia 20, diz BC
Dívida pública federal sobe 1,85% em novembro, para R$7,204 tri, diz Tesouro
Gabinete Presidencial de Taiwan faz primeira simulação de mesa sobre emergência com China
Wall Street cai sob pressão de alta dos rendimentos dos Treasuries
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal