Na Veja: Governo Dilma economiza apenas R$ 4 de cada R$ 100 arrecadados
Levantamento feito com base em dados do Tesouro mostram que o governo Dilma conseguiu economizar apenas 4 reais de cada 100 reais arrecadados no primeiro quadrimestre deste ano, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira. Na contramão das medidas de ajuste e de contingenciamento orçamentário, o governo vê cada vez mais a sua poupança diminuir com a queda nas receitas e a escalada das despesas obrigatórias nos últimos anos.
No primeiro quadrimestre de 2014 e 2013, a União conseguiu poupar 9 reais de cada 100 reais da receita. Em 2011, o último ano em que o governo conseguiu cumprir a meta fiscal, foram economizados 16 reais de cada 100 reais do montante recolhido de janeiro a abril. Em 2008, a economia era de 25 de cada 100 reais.
Os resultados são preocupantes porque o primeiro quadrimestre é o período em que o governo costuma poupar mais, porque as despesas previstas no Orçamento ainda estão em fase inicial e as receitas são reforçadas pelo pagamento de Imposto de Renda. A equipe econômica do governo tem como meta atingir um superávit primário (economia para pagar a dívida pública) de 1,1% do PIB.
Em parte, a poupança magra é reflexo da baixa na arrecadação, que caiu de 377 bilhões de reais para 360 bilhões de reais de 2014 para 2015, levando em conta o primeiro quadrimestre e valores corrigidos pela inflação.
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
1 comentário
Dólar tem leve baixa com mercado à espera de pacote fiscal robusto
STOXX 600 salta com ações de energia e tecnologia na liderança e com ajuda de balanços positivos
BB afirma que não há crise no agro e que trabalha para estabilizar inadimplência no segmento
Campos Neto vê dólar forte nos emergentes com eleição de Trump, mas Brasil menos afetado
Presidente do Fed de Richmond diz que salários e tarifas são razões para se ter cautela com inflação
Ibovespa avança com ajuda de Petrobras em meio a vários balanços
Telmo Heinen Formosa - GO
O que não é medido ou não tem medida conhecida, não pode ser gerenciado!
Todos os criticos que insistem em dizer que o retorno sobre a arrecadação dos impostos no Brasil é muito baixo, deveriam antes dar uma estudada para diminuirem a sua ignorância antes de argumentar sem razão. O que é feito com o dinheiro arrecadado. [O que não é aferido não pode ser gerenciado, a não ser pelo chutômetro...]