Momento em que Fed elevará juro nos EUA parece menos certo, segundo analistas
Por Elvina Nawaguna
WASHINGTON (Reuters) - A incerteza sobre quando o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, começará a elevar taxas de juros está crescendo entre analistas, em meio a sinais de que a economia está enfrentando dificuldades para se recuperar após quase certamente ter sofrido uma contração no primeiro trimestre.
Uma pesquisa da Reuters publicada nesta terça-feira mostrou que 28 de 50 economistas disseram que agora estão menos convencidos sobre quando o Fed vai dar início ao aperto monetário, mas a mediana ainda sugere que o banco central agirá no terceiro trimestre, resultado semelhante ao obtido no levantamento de abril.
Até março, o consenso era de que o Fed elevaria a taxa de juros em junho, uma vez que esperava-se amplamente que a economia dos EUA acelerasse até o meio do ano.
A pesquisa estimou que a economia crescerá a uma taxa anualizada de 2,7 por cento no segundo trimestre, um salto considerável ante a mísera taxa de 0,2 por cento registrada no começo do ano - número que quase certamente será revisado para baixo.
Além disso, a pesquisa previu que as pressões inflacionárias continuarão benignas durante o ano. A expectativa é de que a inflação, como medida pelo índice de preços ao consumidor, fique em média em 0,3 por cento neste ano, sem alterações ante a estimativa de abril.
(Pesquisa e análise por Swati Chaturvedi e Khushboo Mittal)
0 comentário
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação