Ações britânicas sobem em dia de feriado em várias praças
Por Sudip Kar-Gupta
LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações da Inglaterra subiu nesta sexta-feira, impulsionado pelo bom desempenho dos papéis do banco Lloyds e de mineradoras, embora a cautela ainda tenha marcado presença antes da eleição nacional da próxima semana.
Diversas praças financeiras importantes da Europa não operaram nesta sexta em razão de feriado, casos de Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal.
Em Londres, as ações do Lloyds dispararam 7,1 por cento, após o banco divulgar resultado trimestral no topo da previsão de analistas.
Os papéis de mineradoras como Anglo American e Rio Tinto também avançaram, com dados mostrando que as fábricas na China tiveram dificuldade para crescer em abril reforçando expectativas de que Pequim lance mais medidas para estimular a economia do país que é o maior consumidor de metais do mundo.
O índice acionário FTSE fechou o dia com valorização de 0,36 por cento, aos 6.985 pontos. Desde que atingiu a máxima histórica em 27 de abril, aos 7.122 pontos, o mercado vinha recuando. No ano, o índice ainda acumula valorização de cerca de 6 por cento.
Investidores têm adotado cautela antes das eleições na Inglaterra na semana que vem.
"O resultado (da eleição) parece muito incerto, então muitas pessoas vão realizar lucros com ações antes da votação", disse Dafydd Davies, sócio da Charles Hanover Investments.
Pesquisas de opinião mostram o Partido Conservador, que lidera a coalizão atual do governo, praticamente empatado com a oposição do Partido Trabalhista, enquanto o Partido Nacional da Escócia pode emergir como o terceiro grande grupo partidário.
(Reportagem adicional de Atul Prakash)
0 comentário
S&P 500 ultrapassa 6.000 pontos com impulso de Trump e Fed
Ibovespa fecha em queda com decepção com China e sem novidades fiscais
Dólar sobe mais de 1% com decepção com China e demora do pacote fiscal
Taxas futuras de juros sobem com IPCA acima do esperado e demora do pacote fiscal
Ações europeias registram 3ª queda semanal por China e temores com tarifas dos EUA
Ibovespa testa mínima em três meses em meio a balanços e sem anúncio fiscal; Vale cai 3,5%