Bancos brasileiros devem enfrentar maiores custos com calotes, diz Moody's

Publicado em 23/04/2015 13:48

LOGO REUTERS

(Reuters) - Com o enfraquecimento das perspectivas de recuperação econômica no Brasil, a qualidade dos ativos dos bancos no país deve deteriorar, com uma fatia maior dos empréstimos tornando-se irrecuperáveis, afirmou a Moody's em relatório nesta quinta-feira.

Mas a maioria dos 42 bancos avaliados têm capital suficiente para lidar com os custos de provisionamento mais elevados, disse a agência de classificação de risco.

Segundo a Moody's, os grandes bancos privados estão em geral bem preparado para uma deterioração na qualidade de ativos, e os riscos são maiores para os bancos estatais ou de médio porte.

"Os bancos públicos, que cresceram rapidamente nos últimos anos, podem ver os custos do crédito excederem o lucro em 2015 como o crescimento do país desacelerando e o custos com inadimplência subindo", disse a vice-presidente Ceres Lisboa.

Mas Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil <BBAS3.SA>, ambos sob controle do governo federal, tem reservas suficientes para compensar os riscos, apesar da rentabilidade mais limitada do que a dos principais rivais privados, disse o relatório.

Num cenário de estresse, em que as despesas com provisões para calotes fossem 26 por cento maiores do que em 2014, HSBC Bank Brasil e o Banco Citibank teriam prejuízos, assim como vários bancos de médio porte e quatro bancos públicos.

A Moody's prevê que o PIB brasileiro encolherá 1 por cento em 2015, no quarto ano seguido de expansão abaixo do potencial.

(Por Aluísio Alves)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário