Grande campo de petróleo é descoberto no Sul da Grã-Bretanha
A empresa britânica de exploração de petróleo UK Oil & Gás Investments (Ukog) anunciou hoje (9) a descoberta de mais de 100 bilhões de barris de petróleo na Bacia de Weald, no Sul da Grã-Bretanha, nas proximidades do Aeroporto de Gatwick. A companhia alertou, porém, que apenas uma fração dos recursos pode ser extraída.
As notícias fizeram com que as ações da empresa na Bolsa de Londres subissem 200%. O presidente da Ukog, David Lenigas, qualificou a descoberta como “muito significativa”. “Há muito trabalho a ser feito para garantir a produção adequada, mas esta pode ser uma descoberta chave para a estratégia de recursos energéticos da Grã-Bretanha”, disse.
Lenigas ressaltou que o terreno onde está o campo é “como uma grande esponja de 1.500 pés de espessura com grandes quantidades de óleo nela”, com três grandes pedras calcárias, que permitem a utilização de técnicas tradicionais de extração de petróleo. Testes serão feitos para confirmar os resultados iniciais das análises.
A Bacia de Weald é reconhecida por sua riqueza em petróleo e vem sendo estudada e explorada há décadas.
Do total de 100 bilhões de barris, a companhia acredita que 5% a 15% podem ser retirados, o que, segundo a Ukog, representaria quantidade suficiente para contribuir com 10% a 30% das necessidades de petróleo do Reino Unido até 2030. Para efeito de comparação, o Mar do Norte, de onde sai boa parte do petróleo usado pela Grã-Bretanha, produziu 45 bilhões de barris desde 1970.
0 comentário
Ibovespa recua em dia com noticiário carregado; Vale atenua perda
Ações dos EUA fecham em alta após Fed reduzir juros
Dólar fecha estável em dia de ajustes técnicos e ruídos sobre o pacote fiscal
Taxas de juros curtas sobem após Copom e longas caem sob influência dos Treasuries
Resultado de eleições nos EUA não tem impacto sobre política monetária de curto prazo, diz chair do Fed
Milei, da Argentina, se reunirá com Trump na próxima semana nos EUA