IGP-M acelera alta a 1,03% na 1ª prévia de abril com atacado
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,03 por cento na primeira prévia de abril, após avançar 0,74 por cento no mesmo período de março, com a aceleração da alta no atacado compensando a desaceleração no varejo.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta sexta-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) --que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral-- registrou alta de 1,28 por cento na primeira prévia de abril, contra alta de 0,79 por cento no mês anterior.
Somente os produtos industriais tiveram no período avanço de 1,28 por cento, contra alta de 0,35 por cento na primeira prévia de março.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, avançou 0,53 por cento na primeira prévia deste mês, após subir 0,88 por cento no mesmo período de março.
A FGV também informou que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,69 por cento na primeira prévia de abril, após alta de 0,20 por cento na primeira prévia de março.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Wall St cai após dados de emprego nos EUA
Analistas citam pressão de fundamentos e câmbio ao prever novo estouro da meta de inflação em 2025
Dólar sobe mais de 1% após relatório de emprego forte nos EUA
Criação de vagas de trabalho nos EUA supera expectativas em dezembro; taxa de desemprego cai para 4,1%
Ibovespa tem abertura positiva com IPCA e EUA no radar
Dólar caminha para queda de 2% na semana com mercado de olho em IPCA e dados de emprego nos EUA