Opep: queda de preço do petróleo atinge outros produtores mais rapidamente que o esperado
LONDRES (Reuters) - A Opep elevou drasticamente a previsão de demanda por seu próprio petróleo em 2015, afirmando que a redução pela metade dos preços desde junho deve retardar a produção nos Estados Unidos e em outros países mais rapidamente do que se pensava antes.
Em um relatório mensal divulgado na segunda-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estimou a demanda pelo petróleo do grupo em 29,21 milhões de barris por dia (bpd) em média em 2015, um aumento de 430 mil bpd ante sua estimativa anterior.
De outro lado, a Opep reduziu sua previsão para o crescimento da oferta de não integrantes da organização em 420 mil bpd, para 850 mil bpd, em parte devido a uma desaceleração no crescimento da produção não convencional dos EUA e menores investimentos por parte das empresas de energia, argumentando que os preços mais baixos também irão impulsionar o consumo.
"(A menor oferta de fora da Opep é) devido, principalmente, aos anúncios de cortes de gastos de capital para 2015 por parte de companhias internacionais de petróleo, bem como à diminuição do número de sondas de perfuração ativas nos EUA e Canadá", disse.
A Opep reduziu sua previsão de oferta total de petróleo nos EUA em 2015 em 170 mil barris/dia, tendo já baixado em 100 mil bpd no mês passado.
(Reportagem de David Sheppard; reportagem adicional de Himanshu Ojha e Ron Bousso)
0 comentário
Ações caem na Europa com papéis de tecnologia ofuscando ganhos de bancos e petróleo
Wall Street busca direção conforme aumenta a incerteza em torno das eleições nos EUA
Dólar oscila abaixo de R$5,80 após Haddad dizer que medidas fiscais estão "adiantadas"
Wall St tem leve queda com pesquisas eleitorais nos EUA e antes de decisão do Fed
Ibovespa avança mais de 1% no começo de semana com eleição no EUA e decisões de juros
Dólar cai 1% com mercado de olho em reunião de Haddad com Lula em Brasília