Petróleo cai 6% por temor de recessão e dólar forte
Os preços do petróleo caíram perto de 6% nesta sexta-feira, para uma mínima de quatro semanas, com preocupações sobre uma desaceleração econômica após aumentos das taxas de juros pelos principais bancos centrais.
A alta do dólar também pressionou os preços, com a moeda subindo esta semana para seu nível mais alto desde dezembro de 2002 em relação a uma cesta de moedas. Isso torna o petróleo mais caro para os compradores que usam outras moedas.
Os contratos futuros do Brent fecharam em queda de 5,58%, em 113,12 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA perdeu 8,03 dólares, ou 6,83%, para 109,56 dólares.
Esse foi o menor fechamento para o Brent desde 20 de maio e o menor para o WTI (negociado nos EUA) desde 12 de maio. Foi também o maior declínio percentual diário do Brent desde o início de maio e o maior para o WTI desde o final de março.
Ambos os contratos registraram a primeira queda semanal em mais de um mês, à medida que crescem as preocupações de que os aumentos das taxas de juros possam causar uma recessão.
Esses temores ajudaram a pressionar os futuros de gasolina dos EUA, que caíram 7%, com analistas preocupados que os altos preços da gasolina começariam a afetar a demanda pelo combustível.
O grupo automobilístico AAA disse que o preço do diesel na bomba atingiu um recorde de 5,798 dólares por galão na sexta-feira, enquanto o preço da gasolina atingiu seu recorde de 5,016 dólares no início da semana.
(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin em Londres, Arathy Somasekhar em Houston e Jeslyn Lerh em Cingapura)
0 comentário
Preços do petróleo sobem perto de 2% com otimismo sobre China
Preços do petróleo sobem com otimismo da China enquanto investidores retornam após férias
Petróleo sobe com aumento da demanda por diesel em negociações fracas de fim de ano
Gabinete iraquiano aprova projeto de oleoduto Basrah-Haditha de US$ 4,6 bilhões
Gasolina e etanol encerram 2024 em alta com aumento em dezembro, aponta Edenred Ticket Log
Petróleo sobe em negociações escassas de feriado