Chinesa Sinograin interromperá leilões de milho importado de estoques
Por Mei Mei Chu
PEQUIM (Reuters) - A Sinograin, empresa estatal de estoques da China, disse nesta quarta-feira que interromperia os leilões de milho importado de seus estoques, como parte dos esforços para sustentar os preços locais do milho que estão nas mínimas de quatro anos e meio.
A Sinograin também disse no início deste mês que aumentaria as compras e o armazenamento de milho produzido internamente.
Os agricultores da China, a segunda maior produtora de milho do mundo, têm enfrentado uma queda dos preços do milho devido à safra abundante e ao enfraquecimento da demanda.
Os futuros de milho mais ativos da China na Bolsa de Mercadorias de Dalian caíram 14% até agora neste ano, para 2.175 iuanes (298,54 dólares) por tonelada, perto do patamar atingido na semana passada que foi o mais fraco desde maio de 2020.
"Devido aos fracos preços do milho este ano, o governo indicou que não quer que os preços do milho continuem caindo e que há métodos suficientes para manter a estabilidade dos preços", disse Rosa Wang, analista da JCI, agroconsultoria sediada em Xangai.
"O volume de milho importado leiloado é relativamente pequeno, portanto, seu impacto no mercado é limitado", acrescentou Wang.
A produção de milho na China atingiu um recorde de 294,92 milhões de toneladas este ano, um aumento de 2,1% devido aos esforços de Pequim para aumentar a produção e garantir a segurança alimentar.
Mas parte da safra tem sido de baixa qualidade depois que o clima mais quente levou a problemas com mofo, disseram os analistas.
As importações de milho da China caíram 91,8% em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, para apenas 300.000 toneladas, segundo dados da alfândega. Nos primeiros 11 meses do ano, as importações diminuíram 39,9%, para 13,32 milhões de toneladas.
A China, o maior comprador de milho do mundo, importa o grão principalmente do Brasil e dos Estados Unidos.
(Reportagem de Mei Mei Chu)
0 comentário
Conheça a estratégia do campeão nacional de produtividade no milho
Recuo da soja reflete no milho, que abre a 4ªfeira com baixas em Chicago
Radar Investimentos: Panorama de exportações de milho segue abaixo do esperado
Chinesa Sinograin interromperá leilões de milho importado de estoques
Alta do dólar ao longo do dia impulsionou preços do milho, que subiram até 0,8% na B3 nesta 3ªfeira
Deral indica boa produtividade já consolidada na maior parte do milho do Paraná