Colheita de milho chega à reta final sem quebras; desafio é exportar
A colheita do milho de inverno chega aos 20% finais no Paraná com 93% das lavouras que ainda estão no campo em bom estado, aponta relatório do Departamento de Economia Rural (Deral). As demais áreas estão em estado regular (6%). Apenas 1% é considerado ruim.
Havia risco de as chuvas de semanas anteriores persistirem e prejudicarem as espigas. Mas o tempo melhorou e permitiu avanço das máquinas, deixando a salvo a maior parte do volume deste ciclo.Um ano atrás a colheita estava na mesma proporção e 92% das lavouras eram boas, conforme o Deral.
Sem chuva até domingo no Norte e no Noroeste do estado, a colheita deve seguir bem até domingo. As próximas precipitações na região do milho de inverno do Paraná começam em volumes contrastantes, de 2 (Centro) a 5 milímetros (Noroeste), entre domingo e segunda-feira, conforme a meteorologia. Na região da Cascavel, principal produtora de milho de inverno do Paraná, a colheita está nos 2% finais.
O mercado, com preços 12% acima dos praticados nesta época de 2014, também colabora com a agricultura paranaense. Não à toa, um quarto da produção do ciclo atual já foi comercializado.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.
0 comentário
Preço do milho segue o dólar e fecha segunda-feira recuando na B3
Exportação de milho do Brasil segue atrás de 2023, mas Brandalizze vê bons volumes acumulados
Importações de milho pela China despencam em 2024
Milho segue a soja e abre a 2ªfeira levemente recuando em Chicago
Radar Investimentos: Colheita do milho nos EUA atingiu 95% no último domingo (17)
Milho/Cepea: Retração compradora limita alta de preços