Após protestos, parlamento britânico declara que mudanças climáticas são "emergência"
LONDRES (Reuters) - O parlamento britânico declarou uma simbólica "emergência" de mudança climática nesta quarta-feira, apoiando um chamado do líder de oposição Jeremy Corbyn para "ações rápidas e dramáticas" para proteger o meio ambiente para futuras gerações.
A medida foi passada como uma moção da oposição, usando um procedimento tipicamente ignorado pelo partido do governo, e não tem consequências diretas para políticas efetivas.
Mas é um aceno ao crescente movimento de ativistas, especialmente entre jovens europeus, que promoveram greves escolares e campanhas de desobediência civil para exigir ações.
Onze dias de protestos do grupo ativista Extinction Rebellion causaram grandes distúrbios no centro de Londres nas últimas semanas, e a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, se dirigiu a parlamentares em uma visita.
Corbyn disse aos legisladores que eles deveriam ouvir aos que "têm mais a perder" com as mudanças climáticas, dizendo que as gerações mais jovens estão "à frente dos políticos nessa questão, a mais importante do nosso tempo".
0 comentário
COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento
Tocantins oferecerá R$2,5 bilhões em créditos de carbono
Anfitrião da COP29, Azerbaijão ataca Ocidente por críticas a seu setor de petróleo e gás
Materiais de energia limpa podem ser problema futuro, diz pesquisadora
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
Medida provisória destina R$ 938 milhões para ações de combate à seca e a incêndios florestais