Estudo desenvolvido na Esalq avalia ação de bactéria promotora de crescimento em plantas de milho
Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), avaliou a ação de uma bactéria promotora do crescimento em plantas de milho.
Segundo o autor do estudo, Daniel Prezotto Longatto, a Bacillus thuringiensis RZ2MS9 foi coletada na Amazônia e já foi alvo de outros estudos que mostraram que ela aumenta a produção do milho e da soja. “No nosso estudo buscamos entender melhor como essa bactéria faz isso, em três pontos principais”.
A pesquisa teve apoio da Coordenação de Aperfeiçomento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, entre os benefícios observados, o autor evidencia que a ação da bactéria prejudicou as asas de mariposas do cartucho-do-milho, o que pode atrapalhar sua reprodução.
“Como esses cristais das bactérias não fazem mal para as pessoas, pode ser que no futuro essa bactéria seja usada nas lavouras para ajudar a matar essas pragas e usar menos inseticidas”. Além disso, a presença da bactéria aumentou tanto a quantidade de clorofila nas folhas quanto fez com que o milho produzisse mais raízes na estufa. “Encontramos genes ativados ou reprimidos que ajudaram a entender melhor como a bactéria conseguiu fazer o milho crescer melhor”, finaliza o pesquisador, que teve orientação da professora Maria Carolina Quecine Verdi.
0 comentário
Após o melhor semestre dos últimos 10 anos, mercado brasileiro fecha 2024 com o maior crescimento entre os principais mercados globais e projeta um novo salto para 2025
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq