3tentos e Caramuru fecham acordo para joint venture de logística no Arco Norte
SÃO PAULO (Reuters) - A 3tentos e a Caramuru fecharam um acordo para criar uma joint venture de logística com o objetivo de facilitar o armazenamento de grãos e os embarques no norte do Brasil, informaram as empresas nesta segunda-feira.
O empreendimento ajudará a melhorar a infraestrutura no Arco Norte, disseram as empresas, onde estão localizados alguns portos amazônicos importantes para a exportação de produtos como soja, farelo de soja e milho.
A Caramuru e a 3tentos investirão até 2028 um total de 400 milhões de reais no projeto, que terá sua sede próxima ao porto de Miritituba, no Pará, e incluirá instalações para armazenamento de grãos e carregamento de barcaças.
A joint venture será capaz de movimentar 2 milhões de toneladas de grãos e farelo por ano quando as operações começarem em 2026, disseram as empresas, mas a capacidade deverá mais do que dobrar para 5 milhões de toneladas até 2028.
O CEO da 3tentos, Luiz Dumoncel, disse em comunicado que o empreendimento proporcionaria à empresa ganhos de eficiência, tornando o Arco Norte uma região-chave para seus embarques de grãos e farelo.
O CEO da Caramuru, Julio Cesar da Costa, por sua vez, observou que a mudança seria um impulso para as exportações de produtos de valor agregado da empresa, incluindo concentrados de proteína de soja que envia para a Europa.
O acordo ainda precisa da aprovação do órgão regulador antitruste do Brasil, acrescentaram as empresas.
(Reportagem de Gabriel Araujo)
0 comentário
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
Novo terminal ferroviário de cargas começa a ser construído em Mato Grosso