Em 10 meses, Portos do Paraná registra crescimento de 15% nas movimentações para exportação
De janeiro a outubro de 2023, a Portos do Paraná registrou crescimento de 15% nas movimentações para exportação. Ao todo, foram 35.198.778 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 4,5 milhões de toneladas em comparação a 2022. As cargas que foram destaque são soja, açúcar e farelo; sendo os principais destinos China, Coreia do Sul e Japão.
Segundo o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, “para atender a elevada demanda de mercado, estamos trabalhando pesado no sistema operacional e focando em estratégias para crescimento da Portos. Nos próximos meses teremos o início da construção do Moegão, sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, que promete um ganho de 63% na capacidade de desembarque de carga”. Para esta obra, serão investidos R$ 592 milhões.
A movimentação total de cargas, incluindo importação e exportação, foi de 53.360.117 toneladas, 3,66 milhões de toneladas a mais no comparativo ao ano anterior (crescimento de 7,4%). O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, explica “o mercado apresentou uma grande procura ao longo de todo e nós otimizamos as nossas manobras de atracação, desatracação e planejamos uma logística de forma a atender ao máximo possível a maior quantidade de navios no período”.
A expectativa é que, até o final do ano, a Portos do Paraná alcance a marca total de 62 milhões de toneladas importadas e exportadas, representando um crescimento de aproximadamente 6,2% em relação a 2022.
0 comentário
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
Novo terminal ferroviário de cargas começa a ser construído em Mato Grosso