Deslizamentos de terra bloqueiam acessos de cargas a Paranaguá
SÃO PAULO (Reuters) -Deslizamentos de terra bloquearam na última noite acessos ao Porto de Paranaguá, com impacto na chegada de mercadorias como grãos, disse a administração portuária nesta terça-feira.
Apesar dos bloqueios rodoviários, as operações portuárias seguem normalmente, e o reflexo das interdições está na recepção da carga pelas vias de acesso, disse a Diretoria de Operações do porto, em nota.
O porto disse que espera contar com estoques para operar no período de menor fluxo de cargas chegando.
Para todos os segmentos de carga operados pelos portos paranaenses a capacidade de armazenagem “está normal”.
Somente o complexo de Paranaguá possui uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 2 milhões de toneladas de granéis sólidos de exportação, e há cerca de 1 milhão de toneladas em estoques.
Em outubro, os portos do complexo de Paranaguá e Antonina movimentaram cerca de 5 milhões de toneladas, sendo pouco mais de 3 milhões de toneladas na exportação.
Segundo o porto, novas quedas de barreira na BR-277, principal via de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, provocaram a interdição total da pista no sentido litoral.
“O bloqueio está no KM 60, na altura da praça de pedágio, em São José dos Pinhais. Ainda sem previsão de liberação”, disse o comunicado.
Além do KM42, que já estava interditado por deslizamentos de pedras desde outubro, novos desmoronamentos ocorreram nos quilômetros 40 e 41.
A Polícia Rodoviária Federal tem orientado retorno no sentido Curitiba. Na subida, sentido a capital paranaense, o fluxo segue em apenas uma faixa.
Conforme o porto, a Rumo –empresa que administra a ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá– informou que há interdição também da via ferroviária na altura da Serra do Mar, devido a quedas de barreiras e alagamento dos trilhos.
“A empresa aguarda o nível de água baixar, para liberar a via”, acrescentou a nota.
A reguladora ANTT afirmou, em nota, que monitora a situação nas rodovias e ferrovias, destacando que o caso mais grave até o momento é na BR-376/PR, administrada pela concessionária Arteris Litoral Sul, com bloqueios entre os municípios de Tijucas do Sul-PR, Guaratuba-PR e Garuva-SC.
Segundo a central de atendimento da concessionária, a rota alternativa a esse trecho é Navegantes-Rio do Sul-Santa Cecília-Papanduva-Rio Negro-Tatuquara, seguindo pelas BR-470 e BR-116. A mesma rota, que resultaria em trajeto de mais de 500 quilômetros, é sugerida para o caminho inverso, do Paraná para Santa Catarina.
Tanto a ANTT quanto a Arteris Litoral Sul informaram que não há previsão para a liberação das vias.
(Por Ana Mano e Rafaella Barros; com reportagem adicional de Roberto Samora)
0 comentário
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos