Operadora portuária CLI conclui compra de terminal da Rumo em Santos
Por Tatiana Bautzer
SÃO PAULO (Reuters) - A operadora portuária CLI concluiu nesta segunda-feira o pagamento de 1,4 bilhão de reais para a companhia ferroviária Rumo pelo controle de um terminal de grãos no porto de Santos, segundo a empresa.
O negócio está sendo financiado pela compra de uma participação de 50% na CLI pelo fundo australiano Macquarie Infrastructure Partners, do fundo de private equity IG4.
Em entrevista à Reuters, o CEO da CLI, Helcio Tokeshi, disse que a CLI terá dois membros do conselho indicados pelo Macquarie e dois pelo IG4. O quinto membro será independente.
A compra do terminal em Santos, maior porto da América Latina, mais que dobrará a receita líquida da CLI, para cerca de 470 milhões de reais pro forma neste ano, segundo Tokeshi. O Ebitda atingiria cerca de 390 milhões de reais anuais com a aquisição, disse Tokeshi.
A CLI está avaliando outras potenciais aquisições de terminais de grãos e fertilizantes, disse Tokeshi, que preferiu não detalhar quais são os alvos.
O negócio para vender a participação de 50% na CLI para o Macquarie e a subsequente aquisição do terminal da Rumo foi anunciado em julho.
(Por Tatiana Bautzer)
0 comentário
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos