Demanda por frete rodoviário no agro cai em novembro, mas ainda acumula alta no ano
SÃO PAULO (Reuters) - A demanda por fretes rodoviários no agronegócio do Brasil registrou alta de 4,3% entre janeiro e dezembro deste ano, em comparação com igual período do ano anterior, informou a Repom nesta segunda-feira.
O resultado ocorre mesmo após uma queda de 20,6% no volume de fretes do setor em novembro, segundo o Índice de Frete e Pedágio Repom (IFPR), que apontou que a cifra do mês passado reflete uma baixa "característica da movimentação das safras".
No acumulado até outubro, a Repom --marca de soluções de gestão e pagamento de despesas para frota própria e terceirizada da Edenred Brasil-- via aumento de 6,5% na comparação anual, mas já sinalizava uma perda de força nas movimentações do agronegócio.
O segmento foi um dos menos afetados pela pandemia de Covid-19, especialmente diante da firme demanda externa pelos produtos brasileiros, e o recuo nas movimentações acompanha uma oferta enxuta de soja, principal produto de exportação do país, já que os enormes embarques deste ano se concentraram em meses anteriores.
A empresa chamou atenção para um aumento de 21% no número de viagens pela BR-163, importante roda de escoamento de grãos do Brasil, após o avanço da pavimentação no sentido Norte, o que implica em "aumento da produtividade no transporte rodoviário" e "menores custos operacionais para o transportador".
Em relação ao setor de indústria e varejo, a Repom disse que nos onze primeiros meses deste ano houve aumento de 8,6% na demanda por frete, citando a retomada das atividades econômicas do país em meio à pandemia de coronavírus.
"Como previsto, o mês de novembro continuou com forte ritmo..., porém já revela algum recuo frente a outubro... e uma redução após o pico de setembro, caso bastante pontual na retomada da economia", disse em nota o head de Mercado Rodoviário da Edenred Brasil, Thomas Gautier.
(Por Gabriel Araujo)
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