Inspeções na China devem atrasar fluxo nos portos
Com a implantação de controle reforçado na entrada de mercadorias alimentícias importadas pela China, em temor a uma segunda onda de Covid-19, deve haver um atraso no processo logístico, de acordo com o site Valor Econômico. Os contêineres que seguem para o país asiático, que antes eram inspecionados aleatoriamente para conferir se havia irregularidades, agora passam por um pente fino em busca de contaminações pelo novo coronavírus.
Segundo matéria veiculada pelo Valor, a pandemia da Covid-19 já havia causado problemas na logística entre países, mas com a maior rigidez no processo de verificação das cargas implantado nas últimas semanas, o tempo de permanência de um contêiner no país exportador, antes de 13 dias, agora aumentou para 17 a 20 dias. Há relatos de contêineres carregados esperando 30 dias o adiantamento de importadores.
Além disso, conforme o site, o tempo em que o contêiner fica no país de destino - em processos como inspeção sanitária - também já havia aumentado, chegando a dobrar. O prazo, que era de três a cinco dias, agora é 10 dias, e tende a aumentar com as inspeções adicionais realizadas pelos chineses. Com isso, a produtividadeacaba sendo afetada, já que o contêiner acaba sendo utilizado como uma espédie de armazém.
0 comentário
Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de outubro e projeta maior marca anual de sua história em 2024
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia