Aumento no preço do diesel vai impactar custo do transporte de grãos em até 2,5%

Publicado em 24/07/2017 16:10
A previsão é que o acréscimo dos tributos atinja diretamente o preço da soja e do milho pagos aos produtores do país

Em função do aumento da alíquota de tributos no diesel, cuja expectativa é de alcançar aproximadamente 6,8% no preço do combustível, o custo de transporte de grãos nas principais rotas brasileiras, com distância superior aos 600 quilômetros, deve ter um acréscimo de 2,25% a 2,5%, é o que aponta análise feita pelos pesquisadores do ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial – da ESALQ/USP.

O reajuste dos combustíveis foi anunciado pelo governo federal na última semana em virtude de novas alíquotas de PIS/COFINS para refinarias e importadores. A previsão é que o valor do litro de diesel na bomba aumente R$ 0,21. A análise foi elaborada tendo como parâmetro o transporte de grãos feito por caminhões bitrens graneleiros, e levou em conta também a distância das rotas, a velocidade média do veículo, além do tempo de carregamento e descarregamento da carga.

Para Fernando Rocha, pesquisador do ESALQ-LOG, a projeção confirma as expectativas das instituições do setor sobre a dimensão do impacto que afetará o transporte de grãos. Segundo Rocha “o custo do frete impacta diretamente nos fluxos de exportação e isso acaba reduzindo os preços pagos aos produtores no mercado, além de reduzir a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional”. Para os produtos destinados ao mercado interno, o repasse deve chegar ao consumidor, podendo ser observado em breve nas prateleiras dos supermercados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Esalq-LOG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário