Após 20 dias de atoleiro, trânsito começa a fluir na BR-163

Publicado em 02/03/2017 17:54

Começou a fluir o tráfego na BR-163, na altura de Itaituba (1.626 km de Belém), no Pará. Os caminhoneiros estavam parados desde o começo de fevereiro. Cerca de 80 quilômetros formados por caminhões parados, sentido Mato Grosso, já foram desobstruídos, conforme informou a Prefeitura de Itaituba.

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura), Exército, e servidores do Estado do Pará trabalham na reconstrução de pista desde segunda-feira (27). Carretas com carregamento de soja e milho, majoritariamente, estavam paradas desde o dia 9 devido a áreas de atoleiros que se formaram na estrada após o excesso de chuvas na região.

“Nós tínhamos cerca de 100 quilômetros de caminhões em sentido Mato Grosso parados até semana passada. Mas hoje, uns 80 quilômetros já foram liberados. E a previsão é que até amanhã a situação volte ao normal, quando a fila sentido Itaituba também for liberada”, disse o prefeito Valmir Climaco.

Segundo ele, a liberação de tráfego está sendo realizada parcialmente para evitar acidentes na região, visto que a pista ainda está com muita lama.

“Os alimentos começaram a ser entregues hoje à tarde para os caminhoneiros que estão parados, estamos em trabalho de normalização da situação e acreditamos que no mais tardar amanhã teremos controle da situação”.

Conforme o presidente do Movimento dos Transportadores de Cargas (MTG), Gilson Baitaca, cerca de cinco mil caminhões estavam parados entre os municípios de Novo Progresso e Trairão, a 80 quilômetros do porto de Miritituba.

O MTG calcula prejuízo em torno de R$ 100 milhões e a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) aponta conta de 400 mil dólares para as indústrias em portos de Miritituba e Santarém a cada dia de atraso de carregamento de navios.

O Dnit estima que a liberação do tráfego na BR-163 seja realizada até esta sexta-feira (3), dependendo das condições climáticas no Pará. Em nota divulgada na terça-feira (28), o Dnit informou ter conseguido viabilizar uma parte do tráfego no sentido de Mato Grosso, onde o tráfego estava prejudicado desde o dia 10 de fevereiro.

Segundo o órgão, está sendo feita a recuperação de pontos isolados em um segmento de aproximadamente 37 km localizado entre as comunidades de Santa Luzia e Bela Vista do Caracol, no trecho paraense da rodovia. Trechos no sentido sul, em direção a Mato Grosso, começaram a ser liberados na madrugada da última terça-feira.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) diz que a BR-163 é a segunda rota mais importante para o escoamento da produção agropecuária no Brasil. A rodovia reduz em aproximadamente 1.000 km a distância entre Mato Grosso aos portos de Miritituba e Santarém, no Pará, se comparada com a extensão da saída para o Sudeste.

Na atualidade, o trecho da divisa entre Mato Grosso e Pará até o porto de Miritituba é de 668 km, cerca de 86% da pavimentação está concluída. Já de Miritituba a Santarém, o trecho é de 335 km, e ainda restam 86 km para asfaltar (75% concluído).

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Fonte:
Circuito Mato Grosso

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1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Em outros tempos, as filas de caminhões ocorria na BR-277 (que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá), chegando a dezenas de quilômetros no acostamento da rodovia. Como tudo nesse Brasil, sempre há inovação: os vagabundos do poder transferiram a fila para a BR-163. Qual vai ser a próxima "desgraça" presenteada aos trabalhadores do Brasil?

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    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Como diria o Boris, isto é uma vergonha.

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    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rensi...o caso de Paranagua foi resolvido com uma medida simples...ou seja programação de cargas...ja vi filas chegando quase chegando a Curitiba..esta programação ajuda no fluxo...uso de caminhoes...rodam mais transportam mais e caem os custos e os fretes...e a medida foi criticada a época..faz tempo que nao falam de filas em Paranaguá...fazia isto quando comandava logística e transportes da Perdigão..ou seja estufava conteineres na industria e ia direto a navio...sem custos de estadias e transbordos em Itajai e Paranaguá..e São Chico..e muito menos diarias de caminhoes em espera...tudo programado..simples e facil...mas muito EFICAZ..

      Faço aqui uma pergunta e queria que alguem me explicasse onde está a MÁGICA...a Lógica..a receita federal propala aos quatro cantos do país..ter supercomputadores..controla bancos..CPFs..agora tem que digitar CPF da piazada pois estimam haver pequenos rolinhos de 3.000,00..eu não entendo a ROUBALHEIRA DE POLÌTICOS EMPREITEIRAS os ROLINHOS ERAM DE MILHOES E BILHOES e os seus SUPERCOMPUTADORES!!!!estava fazendo o que!!!! Seus auditores estavam fazendo oque!!!!! vão olhar CPF da PIAZADA...de 3000 pau e os de 300 milhoes..bilhoes...trilhoes ficaram ONDE!!!!! alguem sabe me explicar....Virgilio isto não e uma vergonha....isto é uma ladroeira só...onde o bagrinho é vigiado e TUBARAO é premiado..

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