Produção crescente da Argentina irá precisar de reparos logísticos
A produtividade agrícola crescente da Argentina exigirá investimentos em larga escala na capacidade de transporte terrestre, disse Roberto Viton, da consultoria agrícola Valoral, ao AgriRisk Forum.
A eleição de Maurício Macri para a presidência da Argentina foi considerada um alento para os produtores, uma vez que ajudará a impulsionar as exportações agrícolas a longo prazo, disse Viton.
A administração de Macri removeu taxas e cotas de exportação para uma gama de commodities - mas as taxas para a soja ainda estão para ser reduzidas, o que deve ocorrer nos próximos anos.
Por outro lado, a desvalorização da moeda melhorou os rendimentos dos produtores, incentivando a produção e as exportações.
Aumento da produção
Especializada no agronegócio sul-americano, a Valoral espera que a produção agrícola aumente com essa mudança de regime.
Para Viton, o número total de produção de soja pode subir para 60 a 65 milhões de toneladas nos próximos 5 a 10 anos, comparando com uma produção atual de 57 milhões de toneladas.
A produção de milho deverá atingir mais de 40 milhões de toneladas durante o período, 40% a mais em relação aos níveis do ano passado.
O trigo, por sua vez, também se beneficia desse novo ambiente. Deverão ser 1 milhão de hectares a mais neste mesmo período, com a produção chegando a 15 a 20 milhões de toneladas.
À medida em que a terra arável se expande no país e também com o rendimento sendo impulsionado por novas tecnologias de sementes e mais uso de fertilizantes, o rendimento dos agricultores, assim, deve melhorar.
Gargalo logístico
No entanto, esses novos volumes deverão aumentar a capacidade de transporte de grãos no país. Mas a logística continua a ser um grande obstáculo na cadeia de valor do agronegócio local.
Em entrevista para o site Agrimoney, Viton disse que, embora os portos possam comportar esses volumes, o transporte terrestre terá que ser expandido.
São planejados cerca de US$16 bilhões em investimentos em sistemas rodoviários e ferroviários, o que aumentará a conexão entre os dois sistemas.
Os rendimentos agrícolas ao norte do país continuam sendo menores por conta dos custos com o frete, limitando os benefícios do aumento das importações aos produtores.
Viton acredita que uma solução seria o aumento da produção pecuária ao norte, o que aumentaria a quantidade de colheita consumida localmente.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Porto de Santos planeja atrair navios maiores para commodities aprofundando calado

Obras de Bunker no Porto de Santos atrasam, mas mantêm expectativa estratégica

EUA consideram ajustar plano de taxas portuárias para embarcações chinesas após resistência, dizem fontes

Transporte da soja na Amazônia enfrenta protestos indígenas e estradas precárias

Em Guarapuava, lideranças rurais e políticas avaliam situação das estradas vicinais

Grupos agrícolas e de combustíveis fósseis dos EUA protestam contra plano de taxas portuárias de Trump