Visitas técnicas da Aprosoja avaliam situação da BR-158 em Mato Grosso e Pará
Uma equipe formada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e pelo Movimento Pró-Logística começou na quarta-feira (28) visitas técnicas pela BR-158 para verificar a situação da rodovia nos estados de Mato Grosso e Pará. Acompanham o grupo dois técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
A BR-158 é vista como corredor fundamental para o escoamento de grãos produzidos em Mato Grosso, principalmente na Região Leste do Estado. “O objetivo da visita técnica é exatamente verificar in loco como está a situação da rodovia, o que precisa ser feito e o que está sendo feito. A partir daí geramos relatórios, que podem ser encaminhados para o poder público. No caso da BR-158, seria importante estradas bem conservadas para que nossa produção chegasse, por exemplo, até Marabá (Pará)”, explica o gerente de Relações Institucionais da Aprosoja, Frederico Azevedo.
Além de Marabá, a partir da Região Leste de Mato Grosso, os grãos podem ser enviados para outros estados que fazem parte do chamado Arco Norte, que compreende ainda Maranhão, Amapá, Amazonas e Rondônia. A região foi visitada neste ano pela equipe da Aprosoja por duas vezes.
Nas duas ocasiões, o que foi concluído pelas equipes da associação e do Movimento Pró-Logística é que exatamente no setor público que faltam incentivos. “Faltam acessos às estações de transbordo de carga e aos portos do Norte. A iniciativa privada investiu e está investindo muito. O que precisa é o governo dar condições nas vias de acesso”, afirma o diretor executivo do Movimento, Edeon Vaz Ferreira.
No caso da Região Leste, o que preocupa, segundo Frederico Azevedo, é que o local tem aumentado sua produção e, por vezes, as melhorias nas rodovias não acompanham. “A produção no Leste está crescendo e precisa ser escoada. O custo logístico é um importante componente no bolso do produtor e o Governo Federal precisa dar foco nas rodovias”, explica.
O roteiro – O roteiro desta viagem partiu de Cuiabá e passa pelos municípios de Barra do Garças (MT), Canarana (MT), Redenção (PA), Marabá (TO), Araguaína (TO) e Alvorada (TO).
0 comentário
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
Novo terminal ferroviário de cargas começa a ser construído em Mato Grosso