Tegram deve dobrar exportações de grãos antes do previsto
As exportações de soja e milho pelo Terminal de Grãos do Maranhão(Tegram) tendem a atingir a meta de 10 milhões de toneladas antes do previsto. A perspectiva foi apontada pelo porta-voz do terminal, Luiz Claudio Santos, que foi um dos debatedores do 4º Fórum Caminhos da Safra, realizado nesta terça-feira (15/9). Inaugurado no primeiro trimestre deste ano, o Tegram fez crescer em mais de 88% as exportações de soja e milho por São Luís nos primeiros oito meses deste ano.
De janeiro a agosto, 4,7 milhões de toneladas dos dois produtos deixaram o país pelo porto da capital maranhense. No ano passado, o volume foi de 2,5 milhões de toneladas.
Somente o Tegram movimentou até agosto 2 milhões de toneladas. O restante foi embarcado por outro terminal privado, operado pela VLI. Ao todo, 20 navios passaram foram carregados para levar as cargas até destinos na Ásia, Europa e Oriente Médio. “Nem os próprios consorciados esperavam esses números. Vamos dobrar amovimentação neste ano e vamos chegar aos 10 milhões de toneladas num curto espaço de tempo. Isso mostra quanto essa região do Matopibaestava necessitando do terminal”, analisou Santos.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
Novo terminal ferroviário de cargas começa a ser construído em Mato Grosso