Na Folha: Para justificar as obras do novo plano de concessões, safra de MT teria que quadruplicar
Publicado em 26/06/2015 07:58
Para compensar os custos de implantação de todas as obras, sem subsídio, do novo plano de concessões para escoar os grãos do Centro-Oeste, a produção em Mato Grosso –a maior da região– precisaria mais que quadruplicar.
Estudos do próprio Governo Federal apontam que uma nova ferrovia precisaria transportar pelo menos 50 milhões de tonelas ao ano, o que equivale a toda produção prevista para esse ano no estado do Mato Grosso.
Segundo especialistas do setor, na prática será impossível leiloar todos os novos trechos. Alguns inviabilizam os outros comercialmente, mas todos foram incluídos no programa por uma decisão da presidente Dilma.
O projeto inclui ao menos cinco novas rotas de escoamento aos portos, sendo duas ampliações e dois projetos novos.
Confira a notícia original e na íntegra no site da Folha de S.Paulo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo
1 comentário
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
Telmo Heinen Formosa - GO
A menor distância entre dois pontos é a "distância econômica"... O Brasil inventa pedágios rodoviários cada vez mais altos para ver se "viabiliza" as ferrovias. Um vergonha! Pior é constatar que quase ninguém fica indignado com estas manipulações. A solução é industrializar a produção na origem. O resto é pura poesia.