Transportadoras demitiram mais de mil em MS em 2015, diz entidade
Desde o início de 2015 mais de mil trabalhadores do setor de transporte de cargas perderam o emprego em Mato Grosso do Sul. A estimativa é do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do estado (Setlog-MS), que aponta que o impacto na cadeia de produtos e serviços que atende o segmento pode ser cinco vezes maior, com o número de postos de trabalho indiretos fechados passando de cinco mil.
Segundo o presidente do Setlog-MS, Cláudio Cavol, as empresas do setor amargam neste início de ano uma queda expressiva no volume de cargas transportadas no estado. Em relação aos grãos, a queda no primeiro quadrimestre de 2015, conforme contabilizado pela entidade, foi de 20% frente ao mesmo período do ano passado. Quanto aos produtos industrializados a retração foi um pouco menor, mas também significativa, 15% na comparação do mesmo intervalo de tempo dos dois anos.
Cavol aponta três motivos para o momento difícil das empresas do setor. O primeiro foi o aumento da concorrência no segmento, provocado pela estímulo dado pelo governo federal nos últimos anos a compra financiada de veículos de transporte de cargas, o que provocou a redução das margens de lucros.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Agrodebate.
0 comentário
Preço do frete por quilômetro volta a subir e fecha novembro em R$ 6,50, aponta Edenred Repom
Portos RS apresenta dados de movimentação de novembro
Bancada do agro garante regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas
Governo do RS detalha investimento de R$ 731 milhões em infraestrutura para navegação
Rio Mosela na Alemanha reabrirá parcialmente para embarque, viagens limitadas
Autoridades tentam reabrir o rio Mosela na Alemanha para o transporte marítimo